Disciplina
Matemática Experimental
Área
Área Científica de Análise Numérica e Análise Aplicada > Análise Numérica e Análise Aplicada
Activa nos planos curriculares
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Nível
Exame/testes, possivelmente com nota mínima, complementado com componente de avaliação contínua (75%). Trabalhos computacionais com discussão oral (25%). Exame oral para notas finais iguais ou superiores a 18.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.5 h/semana
2.5 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
Aprendizagem da linguagem de programação Mathematica através do estudo, numa perspectiva experimental, de algoritmos no âmbito da teoria elementar dos números e da álgebra computacional.
Programa
Problema de Collatz. Divisibilidade. Números primos. Testes de primalidade. Números perfeitos. Números de Mersenne. Algoritmo de Euclides. Crivo de Eratóstenes. Sucessão de Fibonacci. Frações contínuas. Aritmética modular. Equações de Diofanto. Representação de números em computador. Mudanças de base. Algoritmo de Horner. Métodos de aproximação de raízes de equações não lineares. Classificação de pontos fixos
Metodologia de avaliação
Exame/testes, possivelmente com nota mínima, complementado com componente de avaliação contínua (75%). Trabalhos computacionais com discussão oral (25%). Exame oral para notas finais iguais ou superiores a 18.
Pré-requisitos
Introdução à Teoria dos Números.
Componente Laboratorial
Realização de atividades visando a compreensão do sistema Mathematica através de exemplos e resolução de exercícios sobre a matéria abordada nas aulas teóricas.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Desenvolvimento de trabalho computacional a realizar em grupos (25% da avaliação).
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Bibliografia
Principal
Introdução à Programação em Mathematica
J. Carmo, A. Sernadas, C. Sernadas, F. Dionísio, C. Caleiro
Secundária
Factorization and Primality Testing
A Course in Computational Number Theory
Mathematica: a Problem-Centered Approach
Elementary Number Theory in Nine Chapters
Programming with Mathematica: An Introduction