Disciplina

Área

Área Científica de Análise Numérica e Análise Aplicada > Análise Numérica e Análise Aplicada

Activa nos planos curriculares

LMAC 2021 > LMAC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Matemática Experimental

LMAC 2006 > LMAC 2006 > 1º Ciclo > Tronco Comum > Matemática Experimental

Nível

Exame/testes, possivelmente com nota mínima, complementado com componente de avaliação contínua (75%). Trabalhos computacionais com discussão oral (25%). Exame oral para notas finais iguais ou superiores a 18.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

2.5 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Aprendizagem da linguagem de programação Mathematica através do estudo, numa perspectiva experimental, de algoritmos no âmbito da teoria elementar dos números e da álgebra computacional.

Programa

Problema de Collatz. Divisibilidade. Números primos. Testes de primalidade. Números perfeitos. Números de Mersenne. Algoritmo de Euclides. Crivo de Eratóstenes. Sucessão de Fibonacci. Frações contínuas. Aritmética modular. Equações de Diofanto. Representação de números em computador. Mudanças de base. Algoritmo de Horner. Métodos de aproximação de raízes de equações não lineares. Classificação de pontos fixos

Metodologia de avaliação

Exame/testes, possivelmente com nota mínima, complementado com componente de avaliação contínua (75%). Trabalhos computacionais com discussão oral (25%). Exame oral para notas finais iguais ou superiores a 18.

Pré-requisitos

Introdução à Teoria dos Números.

Componente Laboratorial

Realização de atividades visando a compreensão do sistema Mathematica através de exemplos e resolução de exercícios sobre a matéria abordada nas aulas teóricas.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Desenvolvimento de trabalho computacional a realizar em grupos (25% da avaliação).

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.

Bibliografia

Principal

Matemática Experimental

J. Videman

2019

Apontamentos das aulas


Matemática Experimental

M. Graça e P. L. Lima

2006

IST Press


Introdução à Programação em Mathematica

J. Carmo, A. Sernadas, C. Sernadas, F. Dionísio, C. Caleiro

2004

2ª Ed., IST Press


Secundária

Factorization and Primality Testing

D.M. Bressoud

1989

Springer


A Course in Computational Number Theory

D.M. Bressoud and S. Wagon

2008

Wiley


Mathematica: a Problem-Centered Approach

R. Hazrat

2010

Springer


Elementary Number Theory in Nine Chapters

J.J. Tattersall

1999

Cambridge University Press


Programming with Mathematica: An Introduction

P. Wellin

2013

Cambridge University Press