Disciplina

Área

Área Científica de Probabilidades e Estatística > Probabilidades e Estatística

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LMAC 2021 > LMAC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Complementos de Estatística

Nível

Componente individual escrita (50% Testes/Exame com nota mínima a específicar), e trabalhos de grupo com relatório escrito e apresentação oral (50%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

2.0 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

O objetivo principal desta unidade curricular é transmitir uma base sólida de conhecimentos em estatística desenvolvendo as capacidades de raciocínio abstracto e trabalho autónomo, que permitem prosseguir o estudo de tópicos especializados bem como o desenvolvimento de trabalho futuro envolvendo a teoria das probabilidades, estatística e suas aplicações. Resolver problemas reais usando o conhecimento acumulado neste curso: projetos computacionais em R.

Programa

1. Suficiência e métodos de máxima verosimilhança: medidas de qualidade dos estimadores. Estatísticas suficientes e propriedades. Desigualdade de Rao–Cramér e eficiência. Testes de máxima verosimilhança. 2. Testes de hipóteses ótimos: testes mais potentes. Testes uniformemente mais potentes. Testes de razão de verosimilhanças. 3. Estatística não paramétrica e robusta: modelos de localização. Testes de localização (mediana e quantis) para uma população. Teste de simetria para uma população: Teste de Wilcoxon. Comparação de duas populações: Testes de Wilcoxon e de Wilcoxon-Mann-Whitney. Comparação de três ou mais pesquisas: teste de Kruskall-Wallis. Conceitos de estatística robusta: Funções de influência e ponto de rotura. 4. Simulação estocástica: métodos de simulação de variações aleatórias. Função quantil, aceitação/ rejeição e taxa de falha. Uso de simulação em testes de hipóteses, cálculo do valor-p. Técnicas de redução de variação.

Metodologia de avaliação

Componente individual escrita (50% Testes/Exame com nota mínima a específicar), e trabalhos de grupo com relatório escrito e apresentação oral (50%)

Pré-requisitos

Probabilidade e Estatística

Componente Laboratorial

O laboratório e os projetos envolvem programação R. A percentagem de avaliação nesta componente é de 50%.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Introdução ao R. Projetos computacionais em R de estatística não paramétrica e de simulação estocástica.

Componente de Competências Transversais

Pensamento Crítico e Inovador – A realização dos projetos envolve componentes de pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade, e estratégias de resolução de problemas, sem avaliação explícita. Competências Intrapessoais – A realização dos projetos envolve componentes de produtividade e gestão de tempo, gestão de stress, proatividade e espírito de iniciativa, motivação intrínseca e tomada de decisão, sem avaliação explícita. Competências Interpessoais – Na avaliação dos relatórios dos projetos,10% da classificação é atribuída à forma do relatório e 10% da classificação é atribuída à apresentação oral e discussão dos projetos.

Bibliografia

Principal

Probabilidades e Estatística Volume II

Antunes M. e Murteira, B.

2013

Escolar Editora


Introdução à Probabilidade e à Estatística

Sílvio Filipe Velosa, S. F. e Pestana, D. D.

2008

Fundação Calouste Gulbenkian, 4ª edição


Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists

Ross, S. M.

2009

Elsevier, Academic Press, 4ª edição.


Simulation

Ross, S. M.

2006

Elsevier, Academic Press, 4ª edição.


Random Number Generation and Monte Carlo Methods

Gentle, J. E.

2003

Springer, 2ª edição


Applied Nonparametric Statistical Methods

Sprent and N.C. Smeeton

2007

Chapman and Hall/CRC, 4ª edição.


Introduction to Mathematical Statistics, , , 8ª edição

Hogg, R. V, McKean, J. W. and Craig, A. T.

2018

8ª ed., Pearson