Disciplina
Complementos de Estatística
Área
Área Científica de Probabilidades e Estatística > Probabilidades e Estatística
Activa nos planos curriculares
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LMAC 2021 > LMAC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Complementos de Estatística
Nível
Componente individual escrita (50% Testes/Exame com nota mínima a específicar), e trabalhos de grupo com relatório escrito e apresentação oral (50%)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
2.0 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
O objetivo principal desta unidade curricular é transmitir uma base sólida de conhecimentos em estatística desenvolvendo as capacidades de raciocínio abstracto e trabalho autónomo, que permitem prosseguir o estudo de tópicos especializados bem como o desenvolvimento de trabalho futuro envolvendo a teoria das probabilidades, estatística e suas aplicações. Resolver problemas reais usando o conhecimento acumulado neste curso: projetos computacionais em R.
Programa
1. Suficiência e métodos de máxima verosimilhança: medidas de qualidade dos estimadores. Estatísticas suficientes e propriedades. Desigualdade de Rao–Cramér e eficiência. Testes de máxima verosimilhança. 2. Testes de hipóteses ótimos: testes mais potentes. Testes uniformemente mais potentes. Testes de razão de verosimilhanças. 3. Estatística não paramétrica e robusta: modelos de localização. Testes de localização (mediana e quantis) para uma população. Teste de simetria para uma população: Teste de Wilcoxon. Comparação de duas populações: Testes de Wilcoxon e de Wilcoxon-Mann-Whitney. Comparação de três ou mais pesquisas: teste de Kruskall-Wallis. Conceitos de estatística robusta: Funções de influência e ponto de rotura. 4. Simulação estocástica: métodos de simulação de variações aleatórias. Função quantil, aceitação/ rejeição e taxa de falha. Uso de simulação em testes de hipóteses, cálculo do valor-p. Técnicas de redução de variação.
Metodologia de avaliação
Componente individual escrita (50% Testes/Exame com nota mínima a específicar), e trabalhos de grupo com relatório escrito e apresentação oral (50%)
Pré-requisitos
Probabilidade e Estatística
Componente Laboratorial
O laboratório e os projetos envolvem programação R. A percentagem de avaliação nesta componente é de 50%.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Introdução ao R. Projetos computacionais em R de estatística não paramétrica e de simulação estocástica.
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador – A realização dos projetos envolve componentes de pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade, e estratégias de resolução de problemas, sem avaliação explícita. Competências Intrapessoais – A realização dos projetos envolve componentes de produtividade e gestão de tempo, gestão de stress, proatividade e espírito de iniciativa, motivação intrínseca e tomada de decisão, sem avaliação explícita. Competências Interpessoais – Na avaliação dos relatórios dos projetos,10% da classificação é atribuída à forma do relatório e 10% da classificação é atribuída à apresentação oral e discussão dos projetos.
Bibliografia
Principal
Probabilidades e Estatística Volume II
Introdução à Probabilidade e à Estatística
Sílvio Filipe Velosa, S. F. e Pestana, D. D.
Fundação Calouste Gulbenkian, 4ª edição
Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists
Elsevier, Academic Press, 4ª edição.
Elsevier, Academic Press, 4ª edição.
Random Number Generation and Monte Carlo Methods
Applied Nonparametric Statistical Methods
Chapman and Hall/CRC, 4ª edição.
Introduction to Mathematical Statistics, , , 8ª edição
Hogg, R. V, McKean, J. W. and Craig, A. T.