Disciplina
Teoria de Galois e Álgebra Comutativa
Área
Área Científica de Álgebra e Topologia > Álgebra e Topologia
Activa nos planos curriculares
MMAC 2021 > MMAC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Matemática > Área Científica > Álgebra e Topologia > Teoria de Galois e Álgebra Comutativa
Nível
Avaliação contínua, incluindo testes realizados nas aulas, e exame final.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
182.0 h/semestre
Objectivos
Introduzir conhecimentos sobre teoria de Galois e sobre álgebra comutativa e a sua relação com a geometria algébrica.
Programa
Teoria de Galois: Extensões de corpos. Extensões de decomposição. Extensões separáveis. Grupo de Galois. Teorema de Galois. Álgebra comutativa: Anéis e módulos Noetherianos e Artinianos. Teorema da base de Hilbert. O teorema de Cayley–Hamilton e o lema de Nakayama. Primos associados. Álgebras sobre anéis. “Going-up” e “going-down” para ideais primos. Extensões finitas e integrais e teorema de normalização de Noether. O Nullstellensatz e o espectro de um anel. Variedades afins. Localização. Funções e aplicações racionais em variedades afins. Dimensão.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua, incluindo testes realizados nas aulas, e exame final.
Pré-requisitos
Grupos, Anéis e Módulos; algum conhecimento de topologia geral.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Bibliografia
Principal
Undergraduate Commutative Algebra
London Mathematical Society Student Texts, 29F
Secundária
Commutative Algebra with a view toward Algebraic Geometry