4 Maio 2017, 10:22 - Sandra Rodrigues José Martins

Quarta 18 Outubro 2017, 16:00

Anf. VA4 (Ed. Civil), IST

Provas académicas

Study of a solar photovoltaic system towards the development of an energy management algorithm (mestrado)

André Palminha Franco da Cruz

16 outubro, 16:30, Sala P3,  piso1 Pavilhão de Matemática

Roll-up do Departamento de Física inaugurado no Taguspark

21 de Setembro de 2017

A reunião da Comissão Executiva do DF ocorreu no Campus do Taguspark esta 5ªFeira, tendo-se aproveitado para inaugurar o Roll-Up do Departamento de Física no espaço atribuído ao DF nesse campus.

SEMANA DE ACOLHIMENTO DOS NOVOS ALUNOS DO MEFT

11 de Setembro de 2017

14h30-15h35  Sala PA1 – Sessões de Apresentação

15h35-15h45  Fotografia de Grupo MEFT 2017/18

15h45-16h40  Visita guiada ao Campus IST

16h45 Lanche de Boas Vindas na Sala de Estudo

2-8.12, 2º Piso -  Departamento de Física

Unidade de investigação do DF integrada no programa INTERFACE
O INESC-MN, unidade de investigação do DF, foi uma das 32 entidades que assinaram um protocolo para integração no Programa Interface.
Mais informações (+)

The Spintronics and Magnetic Biosensor group of INESC-MN organized a Reflection Day.

On the 11th February, the team lead by Susana Freitas joined at Tagus Park to review the scientific activities and discuss the career plans.
The group could also visit the Nanophysics Lab and learn about the thin films deposited at the sputtering machine.

Dr. António Guterres
"O meu sonho era ser investigador em Física e a melhor Escola em Física era o Instituto Superior Técnico" A Física permaneceu "a grande sedução intelectual
da minha vida", revelou António Guterres, Secretário Geral da ONU, em entrevista à SIC, 28 de Dezembro de 2016

No Departamento de Física do IST,
Temos o enorme privilégio de poder estudar e trabalhar em Física e Engenharia Física.
Desejamos a todos os membros do Departamento de Física, estudantes, investigadores, funcionários não docentes, professores  e ainda aos nossos muitos colaboradores com especial destaque aos alumni e amigos, que 2017 traga novas ideias, novos projetos e que seja possível a sua concretização.
Venha então o 2017!
Boas Festas!
Bom Ano de 2017!

5 Janeiro 2017, 15:14 - Sandra Rodrigues José Martins

O Departamento de Física (DF), o Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN) e o Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST) organizam em conjunto uma jornada "Dia Nuclear" dedicada à Física, Engenharia e Tecnologias Nucleares.

Os temas serão sobre desenvolvimento de métodos e técnicas com aplicação em

• Energia;
  • Ambiente;
  • Geologia;
  • Património Cultural;
  • Materiais Avançados e Nanotecnologia;
  • Biologia e Saúde.
Todos os estudantes do MEFT são bem vindos! A inscrição é feita neste portal.
Mais informações podem ser obtidas aqui.

Próximo Colóquio do DF

CENTRA - SEMINAR

Relative information entropy in cosmology: The problem of information entanglement

Viktor Czinner (CENTRA, IST)

Date: Thursday, April 27, 2017 – 14:30

Place: Meeting Room DF, 2nd floor

Prova de Doutoramento

Measurement of the longitudinal profile of cosmic ray air showers at the Pierre Auger Observatory

Francisco Gonçalves Diogo

4 de Maio de 2017 às 11:00

Anfiteatro PA3, Piso -1 Pavilhão de Matemática

Prova de Doutoramento

Characterization, optimization and applications of coherent xuv sources

Swen Erich Künzel

5 de Maio de 2017 às 14:30

Anfiteatro PA3, Piso -1 Pavilhão de Matemática

Unidade de investigação do DF integrada no programa INTERFACE

Course on Physics at the LHC

No Departamento de Física do IST,

Venha então o 2017!
Boas Festas!
Bom Ano de 2017!

Comissão Executiva do Departamento de Física
Instituto Superior Técnico.

Seminar by Prof. Russell Cowburn - IEEE Distinguished Lecturer

11 Junho 2015, 09:28 - Sandra Rodrigues José Martins

Date: 1 July - 16:30.

Local: IST-Lisbon  (room PA1 - Physics Building).

Attachments

Seminário QCI

2 Junho 2015, 11:52 - Sandra Rodrigues José Martins

Majorana Fermions and Topological Quantum Computing

Louis H. Kauffman, U. Illinois at Chicago

05/06/2015, 16:15
Room P3.10, Mathematics Building, IST

ABSTRACT:

Seminários do DF

2 Junho 2015, 11:38 - Sandra Rodrigues José Martins

Majorana Fermions and Topological Quantum Computing

Louis H. Kauffman, U. Illinois at Chicago

Data: 05/06/2015, 16:15

Room P3.10, Mathematics Building, IST

Abstrat:This talk will discuss how the concept of a Majorana Fermion, a particle that is its own anti-particle is at the basis of the presently known models for topological quantum computing. These models include the Fibonacci Model related to the quantum Hall effect and based on properties of the Jones polynomial and other models related to braid group representations that arise from Clifford algebras. This talk will be self-contained and will discuss the concepts of quantum computing, quantum algorithms and how topology and braid group representations are related to fundamental physics.