Disciplina

Área

Área Científica de Química-Física, Materiais e Nanociências > Materiais e Nanociências

Activa nos planos curriculares

MEM 2017 > MEM 2017 > 2º Ciclo > Tecnologia de Superfícies e Revestimentos

MEMat 2021 > MEMat 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tecnologia de Superfícies e Revestimentos

Nível

A avaliação será efectuada por: - exame final (50%) - trabalhos práticos (50%) - relatório, apresentação oral e discussão Para aprovação, nenhuma das duas classificações (trabalhos e exame) poderá ser inferior a 9,5 valores.

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Pretende­se que o aluno adquira conhecimentos sobre os principais tipos de tratamentos de superfície, respectivas tecnologias e campos típicos de aplicação dos mesmos, em particular de revestimentos para proteção da degradação superficial de materiais.

Programa

Princípios da Engenharia de Superfícies. Modificação de superfícies. Topografia: Polimento e Texturização superficial; Microestrutura: endurecimento superficial; Composição Química: tratamentos termoquímicos, implantação iónica e formação de ligas superficiais (alloying) Revestimentos. Preparação de superfícies. Revestimentos orgânicos: tintas e vernizes; proteção por pintura; constituição e mecanismos de secagem da tinta; sistemas de pintura. Métodos de aplicação. Outros revestimentos orgânicos. Revestimentos inorgânicos: Electrodeposição, Imersão, Difusão, Deposição por via química, Projecção térmica, Cladding. Deposição de filmes finos. Métodos físicos de deposição em fase vapor: evaporação, sputtering, técnicas assistidas por plasma. Métodos químicos de deposição em fase vapor, técnicas assistidas por plasma. Tratamentos de conversão química (fosfatação, cromatação) e anodização (anodização do Al, características dos óxidos anódicos, selagem e coloração). Selecção de Revestimentos.

Metodologia de avaliação

A avaliação será efectuada por: - exame final (50%) - trabalhos práticos (50%) - relatório, apresentação oral e discussão Para aprovação, nenhuma das duas classificações (trabalhos e exame) poderá ser inferior a 9,5 valores.

Pré-requisitos

NA

Componente Laboratorial

As aulas de laboratório envolverão vários trabalhos experimentais de produção, caracterização e ensaios de superfícies tratadas e revestimentos em diferentes materiais e em várias condições. Os alunos realizarão os trabalhos práticos ao longo do semestre organizados em grupos. A componente de laboratório será avaliada por relatórios escritos que serão apresentados e discutidos em sessão pública. A componente laboratorial contribui com 50% para a avaliação do aluno na UC.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

NA

Componente de Competências Transversais

Várias vertentes de Competências Transversais serão exploradas nesta UC. Por um lado, o seu programa debruça-se sobre proteção superficial de materiais, o que implica ter em conta questões de cidadania global, na sua vertente de responsabilidade social e cívica, principalmente na avaliação e gestão do ciclo de vida dos materiais. Por outro lado, na componente laboratorial os alunos, em grupos, trabalharão em ambiente laboratorial e desenvolverão relatórios escritos e apresentarão orais. Nesta componente serão desenvolvidas e avaliadas várias competências transversais: competências intrapessoais (produtividade e gestão do tempo, no desenvolvimento do tema e na sua apresentação), interpessoais (comunicação oral, trabalho em equipa e liderança) e de literacia da informação e dos media (procura e gestão da informação, estruturação e formatação de relatórios e apresentações). Assim, o peso das competências transversais corresponde, no mínimo, a 25% dos ECTS da UC, ou seja, 1.5 ECTS.

Bibliografia

Principal

Principles and Prevention of Corrosion

D.A. Jones

1996

2nd Edition, Prentice Hall, NJ


Enginering Coatings: design and application

S. Grainger and J. Blunt

1998

2nd edition, Abington Publishing