Disciplina

Área

Área Cientifica de Ciências de Engenharia Química > Catálise e Engenharia das Reacções

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Nível

A UC inclui aulas teóricas, práticas e um projeto que os estudantes desenvolvem ao longo do semestre em conjunto com os docentes. A avaliação inclui 2 mini-testes realizados em aula (30 %) e ainda uma apresentação (20 %) e um relatório sobre o projeto (50 %).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

1.0 h/semana

1.0 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Fornecer aos estudantes uma visão integrada da produção e uso de combustíveis alternativos. Fazer a análise detalhada dos processos de gaseificação, com ênfase especial na produção de SynGas e sua conversão em combustíveis sintéticos, incluindo hidrogénio. Obter uma visão geral das diferentes alternativas de conversão química e biológica da biomassa para combustíveis líquidos. Obter uma visão geral sobre a utilização de combustiveis alternativos em sistemas de conversão de energia/máquinas térmicas. No final do curso, os alunos devem ser capazes de identificar os diferentes combustíveis alternativos e comparar as suas respectivas vantagens e desvantagens, desde a produção, armazenamento, distribuição e uso.

Programa

Visão geral da energia. Visão histórica do uso de combustíveis. Tipos de combustíveis, tipos de motores e sua relação. Combustíveis fósseis - do convencional ao não-convencional. A produção de combustíveis por conversão de biomassa, química ou biológica. Produção de hidrogénio a partir processos de reforming e eletroquímicos. Produção de hidrogénio como uma forma de armazenar energia. Processos para a produção de SynGas por gasificação de biomassa, carvão e hidrocarbonetos. Conversão de SynGas em hidrocarbonetos pelo processo de Fischer-Tropsch. Pós-processamento dos produtos de síntese Fischer-Tropsch. Processes químicos para conversão de material lenhocelulósico em combustíveis líquidos - óleo de pirólise, lenhina e despolimerização da celulose. Formulação de combustíveis. O papel dos diferentes aditivos. Utilização de combustíveis alternativos: propriedades termoquímicas, impacto da sua composição nas máquinas térmicas e nos sistemas de reação química: combustão vs. catálise.

Metodologia de avaliação

A UC inclui aulas teóricas, práticas e um projeto que os estudantes desenvolvem ao longo do semestre em conjunto com os docentes. A avaliação inclui 2 mini-testes realizados em aula (30 %) e ainda uma apresentação (20 %) e um relatório sobre o projeto (50 %).

Pré-requisitos

Nenhum

Componente Laboratorial

Não há aulas de laboratório específicas, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados, sempre que possível, a realizar um trabalho experimental de quantidade limitada em laboratórios de investigação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não há componentes computacionais específicos, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados a incluir simulações no projeto, dependendo do tema escolhido.

Componente de Competências Transversais

Os alunos desenvolvem o seu projeto em pequenos grupos (tipicamente 2 alunos por grupo), que lhes permite melhorar as suas competências intra- e interpessoais. O projeto está sujeito a uma apresentação oral pública e a um relatório escrito, trabalhando as competências de comunicação oral e escrita. Desenvolve também as capacidades de literacia da informação e dos media, através da pesquisa e gestão de informação recolhida e da utilização de ferramentas informáticas para produzir as apresentações/vídeos. O desenrolar do projeto requer o desenvolvimento do pensamento crítico e inovador através da capacidade de procurar, questionar e criticar as soluções investigadas e a capacidade de propor novas, apresentando soluções para os problemas em estudo. Os projetos são propostos pelos alunos, de origens culturais diferentes, e frequentemente refletem preocupações ambientais e de sustentabilidade, permitindo desenvolver as responsabilidades de cidadania. Cerca de 10% para avaliação global.

Bibliografia

Principal

Alternative Fuels for Transportation

A. S. Ramadhas

2011

2011 CRC Press


Alternative Fuels and Advanced Vehicle Technologies for Improved Envrionmental Performance

R. Folkson

2014

Woodhead


Alternative Fuels – The Future of Hydrogen

M.F. Hordeski

2008

2nd Ed, CRC Press.


Fischer-Tropsch Refining

A. de Klerk

2011

Wiley-VCH


Biomass Gasification and Pyrolysis: Practical Design and Theory

P. Basu

2010

Academic Press


The Biomass Assessment Handbook: Bioenergy for a Sustainable Environment

S. Hemstock

2008

Earthscan


Alternative Fuels for Compression Ignition Engines

Z.A.A. Karim

2018

Springer


Transitions to Alternative Vehicles and Fuels

National Research Council

2013

National Academies Press


Handbook of Alternative Fuel Technologies

S. Lee, J.G. Speight, S.K. Loyalka

2007

CRC Press