Disciplina

Área

Área Cientifica de Ciências de Engenharia Química > Catálise e Engenharia das Reacções

Activa nos planos curriculares

MEAmb 2021 > MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Valorização Energética de Resíduos

Min-EH 2021 > Min-EH 2021 > Valorização Energética de Resíduos

MEQ 2021 > MEQ 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Valorização Energética de Resíduos

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Percurso Livre > Opções 1 > Valorização Energética de Resíduos

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções > Valorização Energética de Resíduos

MEGE 2021 > MEGE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Armazenamento de Energia > Opções da Área de Especialização > Valorização Energética de Resíduos

MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opções 5º Ano > Valorização Energética de Resíduos

MEQ 2006 > MEQ 2006 > 2º Ciclo > Opções > Minors > Ambiente e Energia > Valorização Energética de Resíduos

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação em Energias Renováveis > Formação Complementar a Energias Renováveis > Opção > Valorização Energética de Resíduos

Nível

A UC inclui aulas teóricas, teórico-práticas e um projeto que os estudantes desenvolvem ao longo do semestre em conjunto com os docentes. A avaliação inclui 2 mini-testes realizados em aula (30 %) e ainda uma apresentação (20 %) e um relatório sobre o projeto (50 %).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

1.0 h/semana

1.0 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Fornecer aos estudantes conhecimentos e informações de última geração sobre a ciência e a tecnologia na base da valorização energética de resíduos não perigosos e perigosos. No final do curso, os alunos devem ser capazes de analisar um sistema de gestão de resíduos e comparar diferentes abordagens, em particular relacionadas com a reciclagem terciária e quaternária, e propor soluções viáveis para casos concretos.

Programa

O problema da gestão de resíduos: visão histórica e situação atual em diferentes partes do mundo. Produção e consumo de energia: visão geral e perspectivas. Diferentes vias para a valorização energética de residuos. Impactos ambientais e sociais das tecnologias de valorização energética de resíduos e das unidades de conversão. Análise do ciclo de vida da gestão de resíduos, suas vantagens e limitações. Matérias-primas disponíveis, tipos, propriedades e caracterização. Carbono biogénico e geogénico e os ciclos de carbono. Engenharia e tecnologia atuais dos sistemas de valorização energética: incineração, co-incineração, gaseificação, pirólise, digestão anaeróbica, fermentação... Comparação das diferentes tecnologias em termos de matérias-primas e produtos. Vantagens e desvantagens e perspectivas futuras. Questões relacionadas com fluxos de resíduos específicos, com ênfase para plásticos, borracha e biomassa.

Metodologia de avaliação

A UC inclui aulas teóricas, teórico-práticas e um projeto que os estudantes desenvolvem ao longo do semestre em conjunto com os docentes. A avaliação inclui 2 mini-testes realizados em aula (30 %) e ainda uma apresentação (20 %) e um relatório sobre o projeto (50 %).

Pré-requisitos

Nenhum

Componente Laboratorial

Não há aulas de laboratório específicas, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados, sempre que possível, a realizar um trabalho experimental de quantidade limitada em laboratórios de investigação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não há componentes computacionais específicos, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados a incluir simulações no projeto , dependendo do tema escolhido.

Componente de Competências Transversais

Os alunos desenvolvem o seu projeto em pequenos grupos (tipicamente 2 alunos por grupo), que lhes permite melhorar as suas competências intra- e interpessoais. O projeto está sujeito a uma apresentação oral pública e a um relatório escrito, trabalhando as competências de comunicação oral e escrita. Desenvolve também as capacidades de literacia da informação e dos media, através da pesquisa e gestão de informação recolhida e da utilização de ferramentas informáticas para produzir as apresentações/vídeos. O desenrolar do projeto requer o desenvolvimento do pensamento crítico e inovador através da capacidade de procurar, questionar e criticar as soluções investigadas e a capacidade de propor novas, com soluções para os problemas em estudo. Os projetos são propostos pelos alunos, de origens culturais diferentes, e frequentemente refletem preocupações ambientais e de sustentabilidade, permitindo desenvolver as responsabilidades de cidadania. Contribui com cerca de 10% para avaliação global.

Bibliografia

Principal

Feedstock Recycling and Pyrolysis of Waste Plastics: Converting Waste Plastics into Diesel and Other Fuels (Wiley Series in Polymer Science)

J. Scheirs, W. Kaminsky

2006

Wiley-Blackwell


Waste to Energy Conversion Technology

N.B. Klinghoffer, M.J. Castaldi

2013

Woodhead Publishing


Waste to Energy - Opportunities and Challenges

A. Karagiannidis

2012

Springer


Up-to-Date Waste-to-Energy Approach - From Idea to Industrial Application

P. Stehlik

2016

Springer