Disciplina

Área

Área Científica de Química-Física, Materiais e Nanociências > Materiais e Nanociências

Activa nos planos curriculares

LEQ 2021 > LEQ 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Materiais

DEAQuim2006 > DEAQuim2006 > 3º Ciclo > Unidades Curriculares do Mestrado > Materiais

MQ 2006 > MQ 2006 > 2º Ciclo > Ciências da Especialidade > Materiais

MEQ 2006 > MEQ 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Especialidade > Materiais

Nível

Avaliação continua (mini-exercícios): 20% Seminários: 10% Laboratório (4 mini-relatórios): 20% Exame: 50%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

0.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos terão adquirido conhecimentos fundamentais de ciência de materiais, articulando-os com os conhecimentos relevantes adquiridos em disciplinas anteriores (ligação química, estrutura dos sólidos, fenómenos de transferência, termodinâmica, cinética reacional, etc.). Os alunos irão desenvolver a capacidade de visão de conjunto da vasta gama de materiais atualmente colocada à disposição do engenheiro químico para a sua atividade profissional. Os alunos terão contacto com as classes de materiais mais relevantes para projecto químico, designadamente os materiais metálicos e poliméricos, bem como materiais compósitos e materiais avançados. No final da unidade curricular, os alunos desenvolverão competências, através de ferramentas informáticas, na seleção de materiais, com enfoque em projecto de engenharia química.

Programa

Ligação Química e Propriedades Físicas dos Sólidos Estrutura dos sólidos cristalinos Defeitos cristalinos Difusão Propriedades Mecânicas dos Materiais Falha Diagramas de Fases Transformações de Fases Estrutura, Propriedades, Aplicações e Processamento de Materiais Poliméricos e Metálicos Corrosão e Protecção de Materiais Estrutura, Propriedades, Aplicações e Processamento de Materiais Cerâmicos/Vidros, Compósitos e Avançados Selecção de Materiais

Metodologia de avaliação

Avaliação continua (mini-exercícios): 20% Seminários: 10% Laboratório (4 mini-relatórios): 20% Exame: 50%

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Componente Laboratorial

S4+S5 – Propriedades Mecânicas de Materiais S4+S5 – Observação de Microestruturas S5+S6+S7 - Corrosão S7 – Selecção de Materiais (Computacional)

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Selecção de Materiais, CES (disponível no LTI)

Componente de Competências Transversais

Várias vertentes de Competências Transversais serão exploradas nesta UC. Por um lado, o seu programa debruça-se sobre a correcta escolha de materiais, o que implica ter em conta questões de cidadania global, na sua vertente de responsabilidade social e cívica, principalmente na avaliação e gestão do ciclo de vida dos materiais. Por outro lado, prevê-se a inclusão de uma componente de Seminário, em que os alunos, em grupos, desenvolverão e apresentarão oralmente temas a fornecer pelos docentes. Nesta componente serão desenvolvidas e avaliadas várias competências transversais: competências intrapessoais (produtividade e gestão do tempo, no desenvolvimento do tema e na sua apresentação), interpessoais (comunicação oral, trabalho em equipa e liderança) e de literacia da informação e dos media (procura e gestão da informação, estruturação e formatação de relatórios e apresentações). Assim, o peso das competências transversais corresponde, no mínimo, a 10% dos ECTS da UC, ou seja, 0.6 ECTS.

Bibliografia

Principal

Materials Science and Engineering: An Introduction,

William D. Callister, Jr., David G. Rethwisch

2015

9th Edition, J. Wiley and Sons