Ver Post

Eventos 2019

30 Janeiro 2019, 10:12 - Jorge Manuel Fontes Coelho

__________________________________

O artigo “Joining by Forming of Lightweight Sandwich Composite Panels” da autoria de T.R.M. Contreiras, J.P.M. Pragana, I.M.F. Bragança, C.M.A. Silva, L.M. Alves e P.A.F. Martins recebeu o prémio de melhor artigo (best paper award) na 18th Conference on Sheet Metal, Leuven, Bélgica.

O DEM felicita os Profs. Carlos Alves Silva, Luís Alves e Paulo Martins por este prémio que comprova a excelência do trabalho que têm desenvolvido no IDMEC/LAETA e DEM/IST.

__________________________________

Seminário do DEM para esta 5a feira (dia 11 de Abril) entre as 14h30-15h30

Título: Análise de Estabilidade de Escoamentos Bidimensionais de Fluidos Viscoelásticos

Autora: Profa. Dra. Analice Costacurta Brandi

Filiação: Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Ciências e Tecnologia – Departamento de Matemática e Computação

Diversos escoamentos de interesse prático são de fluidos viscoelásticos e muitas vezes é desejável saber se estes escoamentos propagam-se no estado laminar ou no turbulento. Embora a hidrodinâmica de fluidos viscoelásticos sejam fortemente afetadas pelo balanço entre forças inerciais e elásticas no escoamento, o efeito da elasticidade sobre a estabilidade de escoamentos inerciais não foi completamente estabelecida. Diante disso, estuda-se o que ocorre entre estes dois estados, na transição laminar-turbulenta. Especificamente, é investigada a convecção de ondas de Tollmien-Schlichting para o escoamento incompressível de Poiseuille para fluidos viscoelásticos, utilizando as equações constitutivas Oldroyd-B e Giesekus. A Teoria de Estabilidade Linear (LST) e a Simulação Numérica Direta (DNS) são utilizadas para verificar a estabilidade de escoamentos de fluidos viscoelásticos a perturbações não estacionárias. Na análise LST a equação de Orr-Sommerfeld é modificada para um fluido viscoelástico e resolvida pelo método da estimativa (Shooting). Enquanto que, na formulação DNS, as equações de Navier-Stokes, juntamente com as equações constitutivas são resolvidas utilizando métodos de diferenças finitas compactas de alta ordem. Com o objetivo de avaliar as curvas neutras de estabilidade e as taxas de amplificação, diferentes simulações numéricas são apresentadas variando-se os parâmetros adimensionais nos modelos viscoelásticos e comparando com o fluido Newtoniano. As técnicas LST e DNS mostraram-se ferramentas eficientes na análise espacial da estabilidade de escoamentos viscoelásticos, permitindo uma melhor compreensão da influência dos parâmetros adimensionais desses escoamentos.

_________________________________________________

Encontra-se aberto até  28 de Fevereiro de 2019 o período de candidaturas ao prémio Professor Júlio Montalvão e Silva, referente ao ano letivo de 2017/18 (referir que regulamento se encontra em anexo, no caso do e-mail, e disponível na página do DEM em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/departamentos/dem/premios-alunos). A candidatura ao prémio é efectuada através do preenchimento do boletim de candidatura disponível no link abaixo, sendo necessário para o efeito utilizar uma conta de e-mail no google. Em caso de dificuldade no acesso ao boletim de candidatura ou no respectivo preenchimento, é favor contactar o Prof. Relógio Ribeiro (relogio.ribeiro@tecnico.ulisboa.pt). Este ano, o júri deste prémio é constituído pelos Professores Júlio Montalvão e Silva, Relógio Ribeiro e Eng.º Manuel Cruz.