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8 Março 2018, 14:00 - Jorge Manuel Fontes Coelho

Seminário DEM - Joana Portugal Pereira - Dia 26 Setembro 2018 - 13H - PA1 

A investigadora Joana Portugal Pereira do Grupo de Trabalho III sobre Mitigaç ã o de Alteraç õ es Climáticas do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climá ticas (IPCC), baseado no Centre of Environmental Policy no Imperial College London vai apresentar um seminário sobre o tema:

"Oportunidades e limitaç õ es de sistemas integrados de bioenergia e captura e armazenamento de carbono para atingir as metas do Acordo do Paris"
no dia 26 de Setembro de 2018 à s 13 horas no anfiteatro PA1.

O resumo do seminá rio é::

Os sistemas integrados de bioenergia com captura e armazenamento de carbono (BECCS) são críticos para atingir as metas do Acordo de Paris. No entanto, as tecnologias de remoção de carbono estã o em fase inicial de desenvolvimento. No contexto atual de geopolítica, há evidências limitadas sobre a capacidade de mobilização de recursos e de implementação na escala necessária. Vozes críticas alertam para as limitações técnico-económicas, incapacidade regulatória e potenciais conflitos entre os objectivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Naç õ es Unidas, decorrentes da implementação massiva de BECCS para cumprir as metas do Acordo de Paris. 
Neste â mbito, o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climá ticas (IPCC) está a desenvolver dois Relatórios Especiais sobre trajetó rias para estabilizar a temperatura médias global abaixo de 1.5 ºC e potenciais intera ç õ es entre o clima e uso do solo. Este seminá rio visa explorar conclusões preliminares destes relató rios e apresentar modelos que tenho vindo a desenvolver relativos às oportunidades, limitaç õ es e riscos associados à implementação de BECCS à escala global. Serão discutidas trê s questõ es-chave: (i) quais as tecnologias de BECCS e qual a escala de implementação necessária para cumprir as metas do Acordo de Paris?, (ii) quais as implicaç õ es para o uso do solo e outros serviços dos ecossistemas?, (iii) quais as barreiras tecnológicas, regulató rias e sociais para que BECCS seja disponível à escala comercial?

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PROVAS DE AGREGAÇ Ã O EM ENGENHARIA DO AMBIENTE

CANDIDATA: DOUTORA FERNANDA MARIA RAMOS DA CRUZ MARGARIDO

RELATÓ RIO DA UNIDADE CURRICULAR:  “RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓ LIDOS”

SEMINÁ RIO:  “RECUPERAÇ Ã O DE MATERIAIS DE FLUXOS ESPECÍFICOS DE RESÍDUOS: PILHAS E ACUMULADORES E EQUIPAMENTO ELÉ TRICO E ELETRÓ  NICO”

LOCAL DA PROVA: Anfiteatro PA-3 (Piso -1 do Pavilhã o de Matemá tica do IST)

DATA E HORA:  10 e 11 de setembro de 2018, pelas 14:00h

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O professor Shripad P. Mahulikar  (CV anexo), do Aerospace Department do Indian Institute of Technology Bombay faz uma apresentação sobre o tema:
        "Heat Transfer Minimized Sweepback for Reusable Hypersonic Vehicle"

no dia 5 de Setembro de 2018 às 11 horas na sala de reuniões do DEM.

        A conferência é precedida às 10 horas, no mesmo local por uma sessão informal sobre o ensino e investigação aeroespaciais na Índia em que será possível trocar impressões e experiências. Noto que a Índia é uma potência mundial a nível do espaço, por exemplo com o lançador de satélites PSLV, em conjunto com a Europa,  EUA, Rússia, China e Japão.
 
O resumo da conferência é:
        Aerothermal analysis of a Hypersonic Reusable Vehicle (HRV) is of greater interest than its aerodynamic analysis.  The convection coefficient, wall heat flux, and wall temperature on aero-thermally critical surfaces of lifting-body of HRV are theoretically obtained, which is validated by CFD simulations.  Aero-thermally critical surfaces include the stagnation region, Swept-Back Leading Edge (SBLE), and the lower and upper surfaces of the lifting-body.  There exists a heat-transfer-minimized-sweepback angle (LHT-min), which differs in concept and value from the drag-minimized sweepback angle (Ldrag-min).  The following temperatures of lifting-body are significantly lowered for ΛHT-min relative to Λdrag-min: (i) SBLE-surface (Tw,SBLE, critical for high-temperature
material selection); (ii) upper and lower surfaces (important for reducing the weight of insulative TPS material).  The results also illustrate that beyond a certain L (Ltrans ~ 60°), sharpening the radius of SBLE-surface (rSBLE) reduces Tw,SBLE.  This counter-intuitive effect observed for L > Ltrans, is termed as the Thermally Benign Sharp SBLE Effect, which peaks approximately at, (Ltrans+90°)/2.
Keywords: aerodynamic heating, lifting-body, stagnation region, sweep back angle, TPS.
 
        Duas referências relacionadas:
 
i) Research Matters (magazine, "Thermal Design for Reusable Hypersonic Vehicles"), dated 12.Apr’18: https://researchmatters.in/news/thermal-design-reusable-hypersonic-vehicles-rhv
ii) Deccan Herald (daily news-paper, "The future of hypersonic flight"), dated 8.May’18: https://www.deccanherald.com/spectrum/science/future-hypersonic-flight-668738.html.

CV-Mahulikar.pdf

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PROVA DOUTORAMENTO

Doutoramento em: Engenharia Aeroespacial
Experimental and Computational Investigation of Hybrid Passive-Active Stall Control for Micro Aerial Vehicles
aluno: Ali Esmaeili
Orientador: Prof. João Melo de Sousa
Local: Anf. PA3 (piso -1 do Pavilhão de Mathemática) do IST
Data: 07-09-2018
Hora: 15h:00

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Seminário do DEM e IN+

Local: Sala de Reuniões do DEM, Pav. Mecânica III

Data: 12 de Setembro de 2018 (Quarta-feira)

Hora: 14:30-15:45

Title: Nanofluids Application on the Development of High Performance Heat Dissipation Devices

Speaker: Roger R. Riehl

Abstract: Nanofluids have been applied to enhance the thermal performance of passive and active thermal control devices, in order to meet the current and future demand for heat dissipation. In electronics cooling, nanofluids have been used in passive thermal control systems like heat pipes and thermosyphons, which can significantly reduce the heat source temperature. Heat pipes with nanofluids have also been considered for industrial heat recovery systems to save energy and mitigate the waste of heat to the environment, decreasing the need for new heat sources. In active systems, nanofluids have been applied in pumped liquid cooling to overcome the high heat dissipation needs required by large equipment, especially those responsible for the thermal control of clusters of electronics. In face of the developments made so far, nanofluids have demonstrated great potential to enhance the thermal performance on both passive and active systems, which lead them to be used in final products.

Speaker´s Biography:


Dr Roger Riehl is a senior Thermal Control Specialist and Faculty at the Graduate School at the National Institute for Space Research (INPE)/Space Mechanics and Control Division (DMC) - Brazil, and Consultant for Thermal Management Systems for various military and aerospace projects.

Roger received his PhD in Mechanical Engineering from the University of São Paulo (Brazil) and Clemson University (USA) in 2000, where he received the Fulbright Scholar Award. He completed his Post-Doc at Clemson University in 2001.  He has been working on the development of several projects using heat pipes, pulsating heat pipes and loop heat pipes for satellites and surveillance systems for military applications. He has worked as PI in 5 major R&D projects towards the implementation of heat pipes and loop heat pipes technologies and in 20 other projects using heat pipes as final products for aerospace (satellites and space probes) applications, actively contributing with the development of heat pipes and loop heat pipes technologies with specialists around the world. He is currently working in 2 R&D projects as PI towards the implementation of nanofluids in heat pipes for high sensitive equipment with industrial partners. He has a patented computer code for design and evaluation of the thermal behavior of heat pipes and loop heat pipes, also applying nanofluids. He has published a book about microchannel heat transfer, 20 articles in indexed journals, more than 100 articles in international conferences and about 150 reports related to the technological development of heat pipes and loop heat pipes, also working as reviewer for 25 indexed journals. As a Faculty, he is responsible for the Thermal/Fluids disciplines for masters and PhD levels, being the thesis advisor of 5 finished PhDs.

Seminar Host: Prof. Sohel Murshed

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Seminário do DEM - próxima 3ª feira, dia 17/Julho, pelas 15h:00, na sala de reuniões do DEM.

Prof. Alex Liberzon, Tel Aviv University,

https://english.tau.ac.il/profile/alexlib 

Turbulence, polymers and interfaces

Turbulent flows exhibit interfaces with laminar or less turbulent flows, such as in shear flows (jets, wakes, mixing layers, boundary layers) and in zero mean shear situations (e.g. turbulent patches). On the other hand, turbulent flows with dilute polymer additives are also intriguingly interesting, have been showing a drastic changes on small and large scales. In this talk we will review the recent studies (both experimental and numerical) of the turbulent flows with dilute polymers in various zero mean shear cases, including the case of a turbulent/non-turbulent interface of a localized turbulent region. 

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Friday July 20th, 10H00-12H:00, Sala de Reuniões do DEM, Pav. Mecânica III

Seminar: Heat release at the wetting front during capillary filling of cellulosic micro-substrates

Abstract:

Spontaneous imbibition in cellulosic materials has an important applicability in paper-based microfluidics. This work uses simultaneous thermal and optical imaging to show that the temperature at the wetting front during capillary filling of paper is temporarily increased, even if the imbibed fluid and the cellulosic substrate are initially at isothermal conditions.

Different liquids are tested, together with two types of filter paper, which are characterized by scanning electron microscopy (SEM) and X-ray diffraction (XRD) analysis. The results evidence a significant temperature rise at the wetting front that cannot be neglected form the process. This phenomenon is associated to the energetics of imbibition compounds, including acid-base contributions, that result in electrostatic attractions, as the liquid molecules are adhered on the fiber surfaces upon capillary contact.


Alexandros Terzis is a research fellow at the Institute of Aerospace Thermodynamics (ITLR), University of Stuttgart, Germany since 2015.

Alexandros received his PhD in Experimental Thermofluids from the Swiss Federal Institute of Technology (EPFL) in Lausanne, Switzerland, in 2014, his MSc (with honors) in Gas Turbine Technology from Cranfield University, UK, in 2009, and his Dipl.-Ing. in Mechanical Engineering from Aristotle University of his native Thessaloniki, Greece, in 2008. He also worked as a visiting scholar for transport phenomena in porous media at University of Utrecht, the Netherlands, in 2016 and he has been a visiting researcher at the Institute of Turbomachinery of Shanghai Jiao Tong University (SJTU) since 2017 where he conducts research related to aero-engine technology and associated heat transfer. In 2016, he received the Alexander von Humboldt (AvH) fellowship to work on aero-thermodynamic characteristics of aqueous urea solutions for exhaust after-treatment systems.  

Dr. Terzis is a research engineer in the energy technology sector with a great interest and a hands-on experience in fundamental and industrially driven, heat transfer, thermodynamics and fluid mechanics, multi-scale problems. 

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PROVAS DE AGREGAÇ Ã O EM ENGENHARIA MECÂNICA

CANDIDATO(A): DOUTOR CARLOS FREDERICO NEVES BETTENCOURT DA SILVA

RELATÓ RIO DA UNIDADE CURRICULAR: “Introdução à Teoria e Aplicações de Escoamentos Turbulentos”

LIÇ Ã O: “ Características Universais do Arrastamento Turbulento”

LOCAL DA PROVA: Anfiteatro PA-3 (PISO -1 DO PAVILHÃO DE MATEMÁ TICA) DO IST

DATA: 06/09/2018 e 07/09/2018

HORA: 11:00h

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PROVAS DE AGREGAÇ Ã O EM ENGENHARIA DO AMBIENTE

CANDIDATO(A) : DOUTORA FERNANDA MARIA RAMOS DA CRUZ MARGARIDO

RELATÓ  RIO DA UNIDADE CURRICULAR: “Reciclagem de Resíduos Só lidos”

SEMINÁ RIO: “Recuperaç ã o de Materiais de Fluxos Específicos de Resíduos: Pilhas e Acumuladores e Equipamento Elétrico e Eletró nico”

LOCAL DA PROVA: ANFITEATRO PA-3 (PISO -1 DO PAVILHÃ O DE MATEMÁ TICA DO IST)

DATA: 10/09/2018 e 11/09/2018

HORA: 14h00

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Próximo seminário do DEM a realizar no dia 2 de Julho pelas 11h30 no anfiteatro GA1

O orador é o Prof. José Aguilar Madeira e o título do seminário é “Derivative free optimization without populations: challenges and solutions”.

Template seminario.pptx

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O Prof. Carlos Mota Soares recebeu a primeira medalha J.N. Reddy atribuída pelo Conselho Editorial da Revista "Mechanics of Advanced Materials and Structures" em reconhecimento pelos significativos sucessos académicos e valiosas contribuições para o ensino e investigação em mecânica dos materiais e estruturas ("in recognition of the significant academic achievements and valued contributions to research and education in mechanics of materials and structrures").

O DEM felicita o Prof. Emérito Carlos Mota Soares por mais este prémio de reconhecimento pela sua notável actividade ao longo de várias décadas no DEM/IST e IDMEC/LAETA.

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Próximo seminário do DEM a realizar no dia 18 de Junho pelas 11h30 no anfiteatro GA1. 

O orador é o Prof. Pedro Lourtie e o título do seminário é “Meio Século de Ensino Superior”.

Template seminario.pptx

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Durante o próximo congresso OMAE2018 (https://www.asme.org/events/omae ), que decorrerá na próxima semana em Madrid, vai ter lugar um simpósio, intitulado Marine Technology and Ocean Engineering, especialmente dedicado ao Prof. Carlos Guedes Soares.

O DEM felicita o Prof. Carlos Guedes Soares por este evento em homenagem ao excelente trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

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O artigo “Pressure-assisted forming of non-concentric tubular cross sections with solid medium” da autoria de Luís Alves, Carlos Alves Silva, Chris Nielsen e Paulo Martins foi premiado com o 2017 SAGE Best Paper Award pelo Editor e Painel Editorial do Journal of Engineering Manufacture.

O DEM felicita os Profs. Luís Alves, Carlos Alves Silva e Paulo Martins por este prémio que comprova a excelência do trabalho que têm desenvolvido no IDMEC/LAETA e DEM/IST.

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O próximo seminário do DEM vai ser apresentado pela Prof. Inês Ribeiro na próxima segunda feira (dia 4 Junho) pelas 11H30 no anfiteatro GA3 com o titulo "Life Cycle Engineering and sustainable production".

Template seminario.pptx

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No próximo dia 23/Maio comemora-se o dia do Técnico.

A sessão solene decorre a partir das 9:30 no salão nobre (https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/dia-do-tecnico-2018/).

A partir das 17:00 tem lugar um conjunto de eventos organizados pelos diversos departamentos (https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/keep-in-touch-2018-encontro-anual-da-comunidade-do-tecnico/). É uma boa oportunidade para trazerem a família, especialmente os mais jovens (potenciais futuros alunos), mas também para antigos alunos e colegas revisitarem o IST.

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Vai realizar-se o sétimo Dia Aberto à  Participação no próximo dia 22 de maio, pelas 10:00h – 12:30h, no Anfiteatro Abreu Faro (Complexo Interdisciplinar).

Esta iniciativa, organizada pela AQAI, tem uma periodicidade trimestral e visa criar um espaço onde dúvidas sobre os processos e procedimentos administrativos correntes no IST possam ser esclarecidas, visando aumentar a eficiência e a qualidade da nossa instituição e facilitar a comunicação entre as estruturas do IST.

7º Dia Aberto_Programa.pdf

Aqai-maio-2018.pdf

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próximo seminário do DEM a realizar no dia 21 de Maio pelas 11h30 no anfiteatro GA1
O orador é o Eng. Nuno Brôco das Águas de Portugal
e o título do seminário é “Águas de Portugal-Oportunidades de Inovação na interface Industria/Academia


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próximo seminário do DEM a realizar no dia 7 de Maio pelas 11h30 no anfiteatro GA1. 

O orador é o Prof. Sérgio Carvalho com o tema “Segurança Aeronáutica … e não só  !”
Seguranca Aeronautica ... e nao so.pdfTemplate seminario.pptx

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Título: Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Dinâmica de Fluidos aplicada a Petróleo

Profa. Juliana Loureiro


Universidade Federal do Rio de Janeiro,
NIDF - Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica de Fluidos


A apresentação abordará diferentes temas de pesquisa em escoamentos em condutas aplicados a petróleo. Estas pesquisas encontram-se em desenvolvimento no Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos e são listadas a seguir:

1: Engenharia de Poço

Escoamento monofásico e bifásico em condutas rugosas com injeção de fluido na parede

Incrustação em tubulações: modelagem física e simulação experimental

2. Elevação e escoamento de fluidos

Escoamento gás-líquido newtoniano e não-newtoniano em condutas horizontais

Válvulas de injeção de gás para elevação artificial de petróleo

3. Separação primária

Separadores tubulares e centrífugos para escoamentos gás-líquido

4. Fundamentos

Escoamentos  de parede com separação e rugosidade




6 feira, dia 20/4  às 16h no Anfiteatro AM (Pav. Mecânica II):


Prof. Daniel Cruz (Universidade Federal Rio de Janeiro), 

"On the Connection Between Kolmogorov Microscales and Friction in Pipe Flows of Purely Viscous  Fluids"

The present work extends Kolmogorov’s micro-scales to a large family of visco plastic fluids. The new micro-scales, combined with Gioia and Chakaborty’s (Phys. Rev. Lett. 96, 044502, 2006) friction phenomenology theory, lead to a unified frame work for the description of the friction coefficient in turbulent flows. A resulting Blasius-type friction equation is tested against some available experimental data and shows good agreement over a significant range of Hedstrom and Reynolds numbers. The work also comments on the role of the new expression as a possible benchmark test for the convergence of DNS simulations. The formula also provides limits for the maximum drag reduction of Purely Viscous  Fluids flows.


O próximo seminário do DEM terá lugar na segunda-feira, dia 23/Abril, às 11.15, no GA1.

O título da palestra, proferida pelo Prof. Miguel Mendes, é o seguinte: " Numerical prediction of effective properties of porous foams ".



Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Técnica da Dinamarca

O Prof. Paulo Martins vai receber no próximo dia 4 de Maio o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica da Dinamarca, conforme carta em anexo.


O DEM endereça sinceros parabéns ao Prof. Paulo Martins por esta distinção, como corolário do papel que tem desempenhado na colaboração entre o IST e a DTU, mas que revela também a importância do trabalho por ele desenvolvido ao longo das últimas décadas em processos de deformação plástica, particularmente no âmbito do IDMEC e LAETA.


Atribuição do título de Prof. Emérito aos Profs. Carlos Mota Soares e António Falcão

Tenho o prazer de informar que no próximo dia 19 deste mês, às 17h, terá lugar no salão nobre do IST uma cerimónia de atribuição da Insígnia de Professor Emérito da Universidade de Lisboa aos Profs. Carlos Mota Soares e António Falcão (Professores jubilados do DEM).

Este evento constitui uma merecida homenagem de reconhecimento da importância da actividade por eles desenvolvida durante mais de 40 anos ao serviço do DEM e do IST.

A melhor maneira de o DEM se associar a esta homenagem é certamente através de uma presença maciça, pelo que contamos com a vossa presença.


O MecanIST - Jornadas da Engenharia Mecânica 2018

Na próxima semana vai decorrer mais uma edição do MecanIST (https://www.mecanist.com/). Como se pode ver pelo programa, o evento deste ano é muito dinâmico, envolvendo convidados de várias áreas (https://www.mecanist.com/oradores.html) e um número elevado de empresas (https://www.mecanist.com/empresas.html).

Chamo a vossa atenção especial para o debate “Ensino da Engenharia: Desafios e Abordagens” (2ª feira, dia 12, às 10:00) (https://www.mecanist.com/debates.html), que conta com a presença dos Professores Arlindo Oliveira, Manuel Heitor, Raquel Aires Barros e o Engº. Carlos Mineiro Aires (Bastonário da Ordem dos Engenheiros). 

Relembro que, logo após este debate, terá lugar o seminário do DEM, às 11:45 no GA1, onde o Professor Paulo Ferreira, novo Professor Catedrático do DEM.

Flyer_MecanIST_Web.pdf

MecanIST_calendario.pdf

MecanIST_cartazempresas.pdf


próximo seminário do DEM terá lugar na segunda-feira, dia 26/Março, às 11.30, no GA3.

O título da palestra, proferida pelo Prof. Manuel Freitas, é o seguinte: "Aircraft manufacturing: from Aluminum alloys to Composite materials".


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