Ver Post

Anuncios

18 Janeiro 2021, 16:12 - Jorge Manuel Fontes Coelho

________________________________


Encontra-se aberto até 15 de junho de 2022 o período de candidaturas ao Prémio Professor Júlio Montalvão e Silva, referente ao ano letivo de 2020/21. Este ano, o júri deste prémio é  constituído pelos Professores Júlio Montalvão e Silva, Marco Leite e Manuel Barata Marques, e o Eng.º Manuel Cruz.


O regulamento está disponível na página do DEM (link). A candidatura ao prémio é efetuada através do preenchimento do boletim de candidatura disponível neste link.

________________________________


O Prof. Afzal Suleman recebeu um louvor do Ministro da Defesa Nacional "pelo seu contributo e exemplar dedicação à investigação e desenvolvimento, a nível nacional, como na NATO, no quadro das suas funções, por mais de 20 anos, de delegado nacional e investigador com vasta experiência no Painel «Applied Vehicle Technology» (AVT) da Science and Technology Organization (STO) da NATO". O texto completo, publicado no Diário da República, encontra-se em anexo.

________________________________

CMU atribui Doutoramento Honoris Causa ao professor Manuel Heitor


A Universidade de Carnegie Mellon (CMU) vai atribuir no próximo dia 13 de Maio o título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Manuel Heitor.

Mais informação aqui: CMU atribui Doutoramento Honoris Causa ao professor Manuel Heitor – Técnico Lisboa (ulisboa.pt)

________________________________

110 Histórias, 110 Objetos – Rhino, o 1.º Robô pedagógico do Técnico


O Rhino foi o primeiro robô pedagógico do Técnico e permitiu que gerações de estudantes da Escola pudessem experimentar uma poderosa ferramenta de robótica, nos anos 80 e 90. Fez parar aulas em demonstrações em escolas e permitiu a que alunos do Técnico programassem movimentos de alternar peças, colocar peças umas em cima das outras, entre outras tarefas. O seu sistema de comando permitia que os movimentos independentes do braço fossem programados, o que o tornava na “fina flor da tecnologia” da altura. O Rhino testemunhou e contribuiu assim para um espantoso processo de transformação industrial que converteu a novidade da tecnologia “absolutamente fabulosa” em ferramentas do nosso dia-a-dia. Encontra-se hoje reformado e exposto numa vitrina do edifício de Mecânica III, no campus da Alameda, guardando as memórias de centenas de antigos estudantes do Técnico.

A história de Rhino, o 1.º Robô pedagógico do Técnico no 32.º episódio do Podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

 

Ouvir episódio: bit.ly/3HCBjU9  |  110.tecnico.ulisboa.pt

________________________________

1ª edição do EDP LABELEC MERIT AWARD


Está aberto até  31 de Março o período de candidaturas ao prémio EDP LABELEC MERIT AWARD (ver informação detalhada e regulamento em https://labelec.edp.com/pt-pt/merit-award-0#premio).

Temas da Tese:
- Produção e integração de energias renováveis e descarbonização
- Redes inteligentes e distribuição de energia
- Novas soluções de energia limpa 
- Tecnologias de inovação e soluções digitais

Este prémio distinguirá as melhores teses de doutoramento ou mestrado, escritas em português ou inglês, sobre áreas energéticas, nos temas a seguir definidos, que tenham sido realizadas (i) em qualquer Universidade ou Instituto em geografias onde o grupo EDP opera (de acordo com a informação do último Relatório Anual EDP no momento da apresentação de candidaturas) ou (ii) por portugueses em qualquer Universidade ou Instituição, nos diferentes ramos da Engenharia ou da Ciência.

________________________________


OPEN FACULTY SEARCH
The Department of Mechanical Engineering at the Instituto Superior Técnico (IST) of the University of Lisbon is conducting an open search for candidates who are interested in applying for upcoming openings of tenure track Assistant Professor positions in the areas of:

  • Aerospace Engineering
  • Computational Mechanics
  • Control, Automation and Robotics
  • Engineering Materials
  • Manufacturing
  • Mechanical Design
  • Naval Architecture and Ocean Engineering
  • Structural Mechanics
Leia mais aqui.

________________________________


João Fernando é o segundo atleta a contar da esquerda, DR

João Fernando, aluno de Engenharia Aeroespacial no Técnico e atleta do Sporting Clube de Portugal, conquistou o 1.º lugar em -81 kg no Campeonato Nacional de Judo e sagrou-se também campeão nacional de absolutos.

Leia mais aqui.

________________________________



Leia o artigo de opinião completo em: Expresso | Os políticos estão a tomar medidas adequadas para proteger o clima?

________________________________

No programa Exame Informática da SIC Notícias do passado Domingo foi apresentada uma reportagem sobre Automação Inteligente num projeto financiado pela Hovione e liderado pelo Prof. João Miguel Sousa. 

Veja o programa neste link: shorturl.at/dnpC5.


________________________________


Foi publicada na edição de ontem do Diário de Notícias um artigo sobre as entradas em Engenharia Aeroespacial que pode ser consultado online em:

https://www.dn.pt/sociedade/afinal-qual-e-o-segredo-do-sucesso-do-curso-de-engenharia-aeroespacial-14184243.html

________________________________


O Prof. Afzal Suleman recebeu a medalha "NATO S&T, the Von Karman Medal 2021" (https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6838855729944764416/ <https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6838855729944764416/>), como corolário do seu trabalho de I&D em aeronáutica e pelo serviço prestado à organização de ciência e tecnologia da NATO.

O DEM felicita o Prof. Afzal Suleman por esta prestigiante distinção.

________________________________


Novo docente DEM na Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial


Frederico Afonso é um dos mais recentes docentes do Departamento de Engenharia Mecânica, dedicando-se a este desafio vindo da investigação em projeto aeroespacial como membro do IDMEC.


Frederico Alves, novo docente DEM na Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial

Os seus interesses de investigação têm sido em otimização multidisciplinar de aeronaves, projeto aeroespacial, aeroelasticidade, estruturas adaptativas, mobilidade aérea urbana e aviação sustentável, e irá ser integrado na docência nas áreas de mecânica aplicada e aeroespacial.

Frederico Afonso desenvolveu ferramentas computacionais de otimização multidisciplinar de aeronaves no âmbito do projeto europeu NOVEMOR, as quais permitiram estudar conceitos inovadores como asas adaptativas e de elevado alongamento para reduzir a pegada ambiental da aviação comercial. Posteriormente, no projeto FLEXCRAFT, participou no desenvolvimento de uma aeronave modular inovadora para mobilidade aérea urbana, cujo sistema sustentador é capaz de transportar diferentes fuselagens.

"Estou muito motivado para começar a trabalhar num departamento tão multidisciplinar e rico em conhecimento como o Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico. Um local onde espero continuar a estudar soluções inovadoras para tornar os veículos aeroespaciais mais sustentáveis e partilhar este conhecimento com os alunos.", declarou Frederico Afonso ao assinar o contrato com o Instituto Superior Técnico.

________________________________


Artigo no Público | A actual agricultura biológica não permitiria alimentar a Humanidade

Envio em anexo um artigo que saiu no Público sobre um sobre um paper publicado na revista Global Environmental Change da autoria do Prof. Tiago Domingos em colaboração com Tiago Morais (doutorado em Engenharia do Ambiente pelo IST e actual investigador do MARETEC) e Ricardo Teixeira (investigador do MARETEC e professor auxiliar da ACAE).

Público - A actual agricultura biológica não permitiria alimentar a Humanidade (edição impressa).pdf

________________________________


MIT Portugal | Candidaturas a 40 Bolsas de Doutoramento para 2021/2022

2021 CALL for MPP2030-FCT PhD Grants
Applications Now Open!

 

The MIT Portugal Program is pleased to announce the opening of the 2021 Call for  MPP2030-FCT PhD Research Grants to award 40 PhD Scholarships.

The call is open from May 24, 2021 until July 2, 2021 at 5:00pm Lisbon time.

 

These grants aim at supporting individual researchers' work leading to the achievement of a Doctoral degree from a Portuguese University in the areas of:

- Climate Science & Climate Change

- Earth Systems: Oceans to Near Space

- Digital Transformation in Manufacturing

- Sustainable Cities

- Data Science approaches and methodologies applied to the previous areas.


Applications, further details, and supporting documents are available on the MIT Portugal website.

MIT Portugal will host an online info session in the coming weeks to explain the application process. Further information will be announced soon.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Seguem também os links das partilhas efetuadas pelos diferentes meios sociais.

Link de partilha no Facebook

Link de partilha no LinkedIn

Link de partilha no Twitter

Notícia no website do MIT Portugal

________________________________


Professor Distinto IST 2021 - IST Distinguished Professor 2021


O DEM manifesta a sua satisfação e congratula o Prof. Paulo Ferrão pela atribuição do título de Professor Distinto, como corolário da actividade desenvolvida ao serviço do IST e da comunidade científica Portuguesa ao longo das últimas 3 dezenas de anos.

________________________________


Prémio Professor Júlio Montalvão e Silva 2019/20




Encontra-se aberto até 31 de maio de 2021 o período de candidaturas ao Prémio Professor Júlio Montalvão e Silva, referente ao ano letivo de 2019/20. Este ano, o júri deste prémio é constituído pelos Professores Júlio Montalvão e Silva e Manuel Barata Marques, e o Eng.º Manuel Cruz.

O regulamento está disponível na página do DEM neste link. A candidatura ao prémio é efetuada através do preenchimento do boletim de candidatura disponível neste link.

Em caso de dificuldade no acesso ao boletim de candidatura ou no respectivo preenchimento, é favor contactar a Prof.ª Alexandra Moutinho (alexandra.moutinho@tecnico.ulisboa.pt).


________________________________


Webinar | 28Abril2021 | 11h - COVID Isolation Hood

Assista ao Webinar de apresentação do protótipo do Projeto Covid Isolation Hood, desenvolvido pela TJAços, Técnico e Erising (28-04-2021, pelas 11h). https://covid_isolation_hood.eventbrite.pt


Campânula de Proteção e Isolamento para pacientes COVID - Flexível, Reutilizável e Segura

 

Objetivo | Projeto COVID – Isolation Hood

Desenvolver uma Campânula de Proteção e Isolamento reutilizável, para colocar em cada cama de paciente COVID, evitando a contaminação do profissional de saúde e isolando cada paciente.

 

INSCREVA-SE AQUI

https://covid_isolation_hood.eventbrite.pt


________________________________


Biblioteca do IST informa: IEEE Authorship and Open Access Symposium - Best Practices to Get Published to Increase the Impact of Your Research

Nos dias 21 e 22 de abril o IEEE irá realizar um Simpósio vocacionado para os autores interessados em publicar em revistas editadas por este editor. Este Simpósio tem como objetivo fornecer orientações sobre como escrever um artigo científico de qualidade e as várias opções para publicação no IEEE, nomeadamente em acesso aberto.

Reencaminho a informação detalhada do evento: datas, horas, objetivos, informação sobre os oradores e link para a inscrição no evento.

De acordo com o representante em Portugal, o número de lugares disponíveis em cada uma das datas é limitado, pelo que os interessados deverão escolher uma das datas e inscrever-se através do link: https://bit.ly/3sC2tTB  ou clicando no botão laranja “Register Now”, que se encontra no texto em baixo.

________________________________


Concurso - Projectos de Desenvolvimento Laboratorial e Melhoria das Condições de Trabalho/Ensino no DEM

Está  aberto até ao dia 3 de Maio o concurso de "Financiamento de Projectos de Desenvolvimento Laboratorial e Melhoria das Condições de Trabalho/Ensino no DEM (2021)", conforme descrito no documento em anexo.

As propostas deverão ser enviadas para pedro.coelho@tecnico.ulisboa.pt

________________________________


Sessões Académicas de Março de 2021, Academia das Ciências de Lisboa


Junto envio o calendário das Sessões Académicas de Março, que se realizam à quinta-feira, pelas 15h00, solicitando os vossos melhores ofícios na sua divulgação, que esperamos ser do maior interesse junto da comunidade académica.

As sessões realiza-se através do Zoom e o acesso será enviado tendo em conta o preenchimento do formulário de inscrição: https://forms.gle/EXtU9Ft4TthGQB93A


Destaco a sessão da Classe de Ciências:

Dia 18 / 15:00 / Sessão da Classe de Ciências

"Reflexões sobre Progresso, Crescimento e Tecnologia no mundo Pós-COVID-19" — Filipe Duarte Santos

"Electrónica CMOS de última geração para a Internet-de-Tudo e Laboratório-em-CMOS" — Rui Martins

 

Muito obrigada.

Com os melhores cumprimentos,

Diana Saraiva de Carvalho

(Técnica Superior)

--

Academia das Ciências de Lisboa,
Rua da Academia das Ciências, nº 19 -1º

1249-122 LISBOA

tel.: +351 213219730

Fax: +351 213420395

e-mail: dcarvalho@acad-ciencias.pt

geral@acad-ciencias.pt

URL: www.acad-ciencias.pt


sessoes-acad-marco2021.pdf

________________________________


De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, 99 Professores do IST integram o top 2% num ranking mundial de cientistas de todas as áreas (vide https://tecnico.ulisboa.pt/pt/noticias/99-cientistas-do-tecnico-entre-os-melhores-do-mundo-de-acordo-com-estudo-de-stanford/ e referências aí citadas). Entre estes há 10 Professores do DEM, incluindo Professores jubilados e em atividade (em anexo). Merece especial destaque o Prof. Carlos Guedes Soares, que aparece neste ranking em primeiro lugar entre os investigadores de todo o mundo na área de Eng. Civil, bem como entre os investigadores Portugueses de todas as áreas. No ranking relativo apenas ao ano de 2019, aparecem mais 23 Professores do IST, 5 dos quais do DEM.

O DEM felicita os Professores que aparecem nestas listas, e o Prof. Carlos Guedes Soares em particular, por este desempenho que demonstra a excelência da investigação desenvolvida no nosso Departamento.

World Ranking of Scientists (2%) - Portugal.pdf

________________________________


Foi publicado na Visão um artigo do Prof. Tiago Domigos intitulado "As recentes notícias sobre alterações climáticas e SARS-COV-2 são manifestamente exageradas", que pode ser lido no seguinte link:

https://visao.sapo.pt/visao_verde/2021-02-05-as-recentes-noticias-sobre-alteracoes-climaticas-e-sars-cov-2-sao-manifestamente-exageradas/
________________________________


Relembro que hoje (3/Fevereiro) às 14:30 terá  lugar, via zoom, a sessão de apresentação do programa Lab2Market@Tecnico (https://tt.tecnico.ulisboa.pt/innovators/lab2markettecnico/).

O link de acesso à sessão de apresentação é o seguinte: https://forms.gle/7P4p7gdWsSiNFu1t8

________________________________


Debate "Transição Energética – Efeitos na Economia Portuguesa"


O Prof. Tiago Domingos (MARETEC/DEM) é o Moderador. Inscrição necessária.


O CIDSENIOR –Movimento para a Cidadania Sénior

Convida

Para o 1ºDebate da Hora de 2021

Transição Energética – Efeitos na Economia Portuguesa

Dia 27 de janeiro

Quarta feira

18 Horas - via Zoom


Moderador – Tiago Domingos


Participantes – António Vidigal

                          Júlia Seixas

                          Luís Mira Amaral

 

Inscreva-se :https://zoom.us/meeting/register/tJcvcu2rrDkjHNdkN9IIdeeKRq7D36Hl1B0f


Para qualquer dúvida contactar

Maria José Dionísio

938249186

________________________________

PROVAS DE AGREGAÇÃO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE

CANDIDATO: DOUTOR FLÁVIO AUGUSTO BASTOS DA CRUZ MARTINS

RELATÓRIO DA UNIDADE CURRICULAR:  “INTEGRATED ENVIRONMENTAL MODELLING”

SEMINÁRIO:  “PRESENT AND FUTURE OF INTEGRATED MODELLING FOR ENVIRONMENTAL PROBLEMS”

LOCAL DA PROVA: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84329873624

DATA E HORA:  06 e 07 de Janeiro de 2021, pelas 10:00h
________________________________

Attachments