Eventos 2020

7 Janeiro 2020, 12:51 - Jorge Manuel Fontes Coelho

Semana Aeroespacial 2020

A SA'20 irá decorrer de 2 a 5 de março, entre as 9h e as 17h30, no Centro de Congressos (Pavilhão de Civil)

A Semana Aeroespacial é um evento organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico (AeroTéc).

A SA’20 irá decorrer de 2 a 5 de março, entre as 9h e as 17h30, no Centro de Congressos (Pavilhão de Civil, piso 01).

No átrio do Pavilhão Central, algumas das empresas mais prestigiadas no setor estarão a divulgar os seus projetos e oportunidades.

Dois dos oradores convidados, alumni do Técnico, são:

• Bruno Sousa (Missão Cluster II/ESA – European Space Agency)  |  2 de março
Palestra “Challenges of Deep Space Exploration”,

• Pedro Gonçalves (Reaction Engines, UK)   |  4 de março
Palestra “From Runway to Orbit: the Future of Hypersonic Flight”.

Programa e mais informações @ saero.pt

Facebook /semana.aeroespacial
Instagram /aero.tec

Email  semana.aeroespacial@aerotec.tecnico.ulisboa.pt

Cerimónia de Jubilação

Luíz Braga Campos

Professor Catedrático do Departamento de Eng.ª Mecânica

12 de fevereiro de 2020

Auditório Abreu Faro – Complexo Interdisciplinar

17:00 – Professor Rogério Colaço – Presidente do IST
17:10 – Professor Fernando Lau – Professor da Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial
17:20 – Professor Braga Campos – Lição de jubilação: 50 anos de Serviço e 30 anos de Engenharia Aeroespacial
18.10 – Professor Pedro Coelho – Presidente do Departamento de Eng.ª Mecânica
18:15 – Encerramento

__________________________________

O programa do Dia do DEM, que terá lugar no dia 24 de janeiro de 2020, no Centro de Caparide.

Os funcionários não docentes do DEM, os docentes aposentados/jubilados, os professores convidados e outros colaboradores de ensino estão convidados a participarem. No caso dos funcionários não docentes, o programa será diferente do apresentado em anexo e deverá estender-se apenas pela parte da manhã, incluindo o almoço. As inscrições devem ser efectuadas até ao dia 20 de Dezembro, através de e-mail enviado para dem@tecnico.ulisboa.pt.

Os docentes de carreira não necessitam de se inscrever, dado que deverão estar presentes, salvo casos excepcionais devidamente justificados.

Haverá um autocarro para transporte para o local do evento, com partida do IST às 8:30. Quem quiser ir neste autocarro deverá inscrever-se também através do referido e-mail. O número de lugares no autocarro é limitado, sendo dada prioridade a quem se inscrever primeiro.

__________________________________

No próximo ano, o DEM irá organizar pela 1ª vez o "Dia da indústria”. Pretende-se neste evento promover a colaboração entre o DEM e o tecido empresarial, sendo uma oportunidade única para sintonizar os actuais desafios industriais com a inovação científica do trabalho que desenvolvemos. Os slides em anexo resumem o objectivo desta iniciativa e o programa provisório deste evento. Uma vez que os convites, quer sejam personalizados ou institucionais, têm de ser feitos com antecedência, agradecemos que até ao fim da próxima semana nos enviem sugestões de empresas que entendam pertinente convidar para esta iniciativa, bem como a indicação dos contactos que têm nessas empresas. _________________________________

Industry Days_V2.0.pdf

SDM-2020
7th International Conference on Sustainable Design and Manufacturing

SDM-2020 will consist of keynote talks, oral presentations, invited sessions and workshops. It will cover the theory and applications of sustainable design and manufacturing, and related areas, whilst providing an excellent platform for the presentation and discussion of new data and concepts, leading to knowledge exchange and the generation of new ideas.

The conference proceedings will be published by Springer as book chapters in a volume of the KES Smart Innovation Systems and Technologies series, submitted for indexing in Scopus and Thomson-Reuters Conference Proceedings Citation Index (CPCI) and the Web of Science.

SDM-20 will be held at the same time and in the same hotel as Sustainability in Energy and Buildings, SEB-20.

__________________________________

O congresso E-UNSAT 2020 -  4th European Conference on Unsaturated Soils (https://eunsat2020.tecnico.ulisboa.pt/) vai realizar-se no Instituto Superior Técnico, Lisboa, de 24 a 26 de Junho de 2020. Trata-se da 4ª edição desta conferência, apadrinhada pelo comité técnico TC106 da ISSMGE.  A organização é conjunta pelo Técnico (Lisboa, Rafaela Cardoso), a TUDelft (Holanda, Cristina Jommi) e a UPC (Barcelona Espanha, Enrique Romero).

Contará com a participação de palestrantes internacionais e nacionais. Os temas abordados na conferência são os seguintes: (i) Acções climáticas e seus efeitos nas estruturas geotécnicas, (ii) Geotecnia ambiental, (iii) Geoenergia, (iv) Micro-macro, (v) outros assuntos relacionados com solos não saturados, mecânica das rochas e geoengenharia. As aplicações variam desde temas em Engenharia Geotécnica (infraestruturas de transportes e outras, deslizamento taludes, ensaios de campo,...) a novos tópicos, tais como (i) nano-micro tecnologia (ii) bioengenharia e (iii) tecnologia para meios granulares.

O período de submissão de resumos está aberto até dia 31 de Maio, através do site. Para mais informações, por favor contactar: info@eunsat2020.tecnico.ulisboa147.pt