Seminário do DEM - dia 16 de outubro 11:30

10 Outubro 2017, 16:28 - Jorge Manuel Fontes Coelho

O orador do próximo seminário do DEM é o Eng. Carlos Mata, que nos vai falar sobre "Evolução do sector da energia e o papel do Engenheiro Mecânico".

Este evento terá  lugar no próximo dia 16 de outubro, das 11.30 às 12.30, no anfiteatro FA3.

Menções honrosas - Prémios Cientificos ULisboa/Santander Universidades

27 Julho 2017, 10:56 - Jorge Manuel Fontes Coelho

Os Professores Paulo Martins e Nuno Silvestre receberam menções honrosas no âmbito dos prémios científicos ULisboa/Santander Universidades 2017 na área científica de Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Aeroespacial, enquanto a Dra. Ana Filipa Ferreira, Prof.ª Auxiliar Convidada do DEM e investigadora do IDMEC, recebeu uma menção honrosa na área científica de Engenharia do Ambiente e Energia.

O DEM felicita estes Professores por estas distinções que comprovam o mérito do trabalho que têm vindo a desenvolver no IDMEC/DEM.

Prémios Cientificos ULisboa/Santander Universidades

21 Julho 2017, 15:53 - Jorge Manuel Fontes Coelho

Fotografia da pessoa

Prof. Mário Costa recebeu o Prémio Científico Universidade de Lisboa/Santander Universidades 2017 na área científica de Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Aeroespacial.

O DEM felicita o Prof. Mário Costa por este prémio que comprova o mérito do trabalho que tem vindo a desenvolver no IDMEC/DEM.

2º prémio na competição AIAA 2016/2017 Space Design Competition

19 Julho 2017, 10:34 - Jorge Manuel Fontes Coelho

Grupo de alunos de Engenharia Aeroespacial recebeu o 2º prémio na competição AIAA 2016/2017 Space Design Competition, graças a um projecto desenvolvido no âmbito da unidade curricular Projecto Aeroespacial, orientado pelo Prof. Afzal Suleman.

Felicitamos os alunos e o Prof. Afzal Suleman por este prémio, que demonstra a elevada qualidade do trabalho desenvolvido e que contribui para o reconhecimento do DEM/IST a nível internacional.

Seminário no DEM para 5a feira dia 13 às 15h

11 Julho 2017, 11:38 - Jorge Manuel Fontes Coelho

Turbulent/non-turbulent interfaces in a stably stratified fluid

Tomoaki Watanabe (Nagoya University)

Turbulence in the natural environment is often localized and bounded by laminar (non-turbulent) flows, where turbulence is separated from non-turbulent fluids by an interfacial layer called turbulent/non-turbulent interface layer (TNTI layer). These flows are often stably stratified, such as ocean mixing layers and atmospheric boundary layers. Stably stratified fluids support propagation of internal gravity wave, which can transport energy and momentum. In the present study, localized turbulence bounded by non-turbulent fluids with internal gravity wave is studied with direct numerical simulations of stably stratified shear layers in a uniformly stratified fluid. A TNTI layer is detected by identifying the turbulent region with potential vorticity. The flow properties near the TNTI layer change depending on the local buoyancy Reynolds number near the interface. An imprint of the internal gravity wave propagating in the non-turbulent region is found for vorticity within the TNTI layer, inferring that the interaction between turbulence and internal gravity wave occurs. The amount of the kinetic energy extracted from the turbulent region by the internal gravity wave is comparable to the dissipation in the turbulent region.