Dissertação
{pt_PT=Integration of an Energy Storage System to support Cruise Ships Cold Ironing in the Port of Civitavecchia} {} EVALUATED
{pt=O Sistema “Cold Ironing” (CI) está cada vez mais a ser utilizado para reduzir as emissões de poluição atmosférica dos navios nos portos. Os grandes navios de cruzeiro representam o tipo de navio que requer mais energia que um porto comercial pode atualmente acolher alimentando-os a partir de terra, o que constitui um desafio tecnológico. O porto de Civitavecchia é um dos mais visitados do mundo pelos navios de cruzeiro e em breve necessitará de uma infraestrutura de CI. Os navios de cruzeiro podem necessitar de potência até 14 MW e a rede do porto só pode fornecer um máximo de 6 MW a partir do seu ponto de entrega com a pot^encia mais elevada disponível (POD). Para evitar a instalação de outra subestação, é estudada a possibilidade de instalar uma ESS de maior potência. A primeira parte desta dissertação descreve uma revisão bibliográfica e mostra o estado da arte da tecnologia do CI. A segunda parte visa determinar e dimensionar as principais características de um Sistema de Armazenamento de Energia que pode ser instalado no Porto de Civitavecchia para alimentar navios de cruzeiro que recorrem ao CI. A rede do porto será projetada para introdução de um novo Armazenamento de Energia associado às fontes de energia renováveis instaladas. 0 desempenho da solução proposta é analisada com a ajuda de um software (Energy Management Simulation Software (EMSS)) desenvolvido pela Falck Renewables - Next Solutions., en=Cold Ironing (CI) is increasingly becoming more practiced to reduce air pollutions emissions of ships at ports. Large Cruise Ships represent the most energy requiring ship type that a commercial port can host, powering them from shore represent so a great challenge. The port of Civitavecchia is one of the world’s most visited by Cruise Ships and soon will be requiring a CI infrastructure. Cruise Ships CI may need power up to 14 MW and the port’s grid can only supply a max of 6 MW coming from its moccccst powerful Point of Delivery (POD). To avoid the installation of another substation the possibility of installing a high power and high energy ESS is researched. The first part of this thesis exposes a literature review and exposes the state of the art of the CI technology. The second part aims to determine and size the main characteristics of an Energy Storage System (ESS) that can be installed in the Port of Civitavecchia to power Cruise Ships Cold Ironing. The port’s grid will be studied with the introduction of the new ESS the existing and additional Renewable Energy Sources (RES) and its performance will be analysed with the help of an Energy Management Simulation Software (EMSS) developed by Falck Renewables – Next Solutions. }
junho 28, 2022, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar