Dissertação

{en_GB=Assessment of Aircraft Icing using Satellite Data} {} EVALUATED

{pt=O presente estudo analisa um conjunto de 115 eventos de formacão de gelo em aeronaves na Europa Ocidental e Nordeste do Atlântico, utilizando relatos de pilotos (PIREPs) e produtos de satélite. Quatro destes eventos foram analisados com maior detalhe, considerando também a temperatura, a humidade relativa e o conteúdo de água da nuvem (CWC), provenientes de previsões do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts. A maioria dos PIREPs de severidade moderada e severa (> 70%) ocorreram nos meses de Outubro a Fevereiro e Outubro a Março, respetivamente. Também foram relatados eventos de formação de gelo na primavera e verão. A maioria dos eventos ocorreu entre FL100 e FL250, com uma percentagem de 82.7% e 78.6%, respetivamente, para a severidade moderada e severa. Os produtos de satélite revelaram que a maioria dos eventos moderados ocorreram em nuvens com um topo composto por gelo, seguido de topos com mistura de fases e água líquida. Quanto aos eventos severos, a maioria esteve associada à presença de gelo e mistura de fases no topo das nuvens, sendo o último o mais frequente. A maioria das ocorrências esteve associada a nuvens média/altas, com temperaturas de brilho de 10.8μm (BT10.8) entre os −40ºC e os −8ºC. Por último, os quatro casos analisados revelaram valores baixos de CWC (< 0.18g/kg) e valores elevados de humidade relativa (>74.8%). Ademais, em dois eventos o fenómeno de formação de gelo ocorreu abaixo do topo da nuvem e nos outros dois perto do topo (com uma temperatura próxima da BT10.8)., en=A sample of 115 aircraft icing events in the Western Europe and Northeastern Atlantic sector is studied, using pilot reports (PIREPs) and satellite observations and products. A detailed study of four events is performed, using also temperature, relative humidity and cloud water content (CWC) provided by the European Centre for Medium-Range Weather Forecasts model. Most of the moderate and severe icing PIREPs (> 70%) occurred between the months of October and February, and October and March, respectively. Icing events were also reported during final spring and summer months. Most of the events occurred between flight level (FL) FL100 and FL250, with a percentage of 82.7% and 78.6%, respectively, for moderate and severe icing. Moreover, the satellite products revealed that a great amount of the moderate icing events occurred in a cloud-filled environment with ice cloud-top phase, followed by mixed and water. For severe icing events, the majority of the cases were associated with ice and mixed cloud- top phases, the latter being the most frequent. Most of the icing events were associated with medium and high opaque clouds and 10.8μm brightness temperatures (BT10.8) between −40ºC and −8ºC. Lastly, the four cases analyzed were associated with small values of CWC (< 0.18g/kg) and high values of relative humidity (> 74.8%). Moreover, in two events, aircraft icing happened below the cloud-top and two other occurred near the cloud-top (with a temperature close to the BT10.8).}
{pt=formação de gelo nas aeronaves, PIREP, produtos de satélite, modelo do ECMWF, conteúdo em água líquida, en=aircraft icing, PIREP, satellite products, ECMWF model, liquid water content}

dezembro 7, 2022, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Margarida Sena Belo Santos Pereira

IPMA

Investigador Principal

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar