Dissertação

{pt_PT=Engaging without greenwashing: a holistic gamified approach to foster eco-friendly behavior in a renewable energy crowdfunding platform} {} EVALUATED

{pt=Para alcançar a transformação necessária em direção a uma sociedade de baixo carbono, é óbvio que todas as inovações tecnológicas que virão também devem ser acompanhadas por mudanças gigantescas nos padrões de estilo de vida. Este estudo tem como objetivo identificar uma possível estratégia de marketing gamificada que fomente o comportamento pró-ambiental para um aplicativo de crowdfunding de projetos de energia renovável. Além do crescente interesse da indústria pela gamificação, há poucas pesquisas sobre como implementar tais abordagens de forma a promover um comportamento pró-ambiental. A pesquisa fornece uma revisão integrativa da literatura de assuntos como psicologia ambiental, gamificação e interação humano-computador, para finalmente delinear uma estrutura abrangente para orientar os profissionais na promoção de um comportamento sustentável no mundo dos negócios, no contexto de uma plataforma de crowdfunding de energia renovável, e também a análise de um caso de negócios, Seeds. Este trabalho sugere que o ethos corporativo pode fazer mais mal do que bem quando se trata de combater as mudanças climáticas. Algumas estratégias corporativas amplamente difundidas para impulsionar o envolvimento do cliente, como o uso de tecnologia difundida para criar hábitos nos usuários, baseiam-se em princípios morais que convidam à crítica e, talvez, à rejeição. Finalmente, as limitações da pesquisa sugerem que uma validação adicional é necessária, deixando várias questões não resolvidas que podem conduzir a pesquisas científicas adicionais, en=To achieve the necessary transformation towards a low carbon society, it is obvious that all the coming technological innovations should also be accompanied by gargantuan shifts in lifestyle patterns. This study aims at identifying a possible gamified engagement strategy that fosters pro-environmental behavior for a renewable-energy projects crowdfunding app. Besides the growing interest of industry in gamification, there is few research on how to implement such approaches in a way it fosters pro-environmental behavior. The research provides an integrative literature review of subjects such as environmental psychology, gamification and human computer interaction, to finally outline a comprehensive framework to guide practitioners in fostering sustainable behavior within the business world, in the context of a renewable energy crowdfunding platform, and also the analysis of a business case, Seeds. This work suggests that the corporate ethos might do more harm than good when it comes to fight climate change. Some widely spread corporate strategies to drive customer engagement, such as the usage of pervasive technology to build habits on users, are based on unmoral principles that invite critique, and perhaps, rejection. Finally, the limitations of the research suggest than additional validation is required, leaving several unresolved questions that could drive further scientific research. }
{pt=comportamento pró-ambiental, gamificação, marketing, plataforma de crowdfunding, en=pro-environmental behavior, gamification, marketing, crowdfunding platform}

dezembro 16, 2021, 15:45

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado