Dissertação

{pt_PT=Impacts of building retrofit in building energy performance and user’s behaviour } {} EVALUATED

{pt=Mais de 60% dos edifícios portugueses foram construídos antes de 1991, antes dos principais avanços no desempenho de edifícios. Dados revelam que somente 10% dos edifícios portugueses dessa época tem uma classe energética superior à C, levando à necessidade de melhorar edifícios já existentes e, consequentemente, à promoção de cidades mais sustentáveis e eficientes e melhorará a qualidade de vida dos seus cidadãos. O objetivo desta dissertação é a avaliação dos impactos do retrofit no consumo energético do edifício, a avaliação dos poluentes emitidos, na satisfação dos ocupantes, conforto e comportamentos, e quantificar a viabilidade económica das medidas efetuadas. O edifício estudado foi a Escola Básica Engenheiro Duarte Pacheco, em Lisboa, que foi renovado dentro do âmbito do programa farol europeu Sharing Cities. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo a coleção de dados experimentais e históricos e a realização de questionários e entrevistas. Resultados revelam uma redução de 35% das necessidades energéticas do edifício apos a renovação. A instalação do sistema fotovoltaico produzirá 650% das necessidades energéticas da escola, resultando num retorno anual de 13,525€. Quanto ao impacto do retrofit na comunidade escolar, resultados indicam que a comunidade está consciente das medidas aplicadas e encontra-se mais motivada e satisfeita. A análise efetuada permitiu a criação de um panfleto educacional para a comunidade escolar que resume os resultados principiais obtidos do retrofit efetuado e conselhos comportamentais foram apresentados com o objetivo de maximizar a eficácia do retrofit. , en=Slightly over 60% of Portuguese buildings were built before 1991, before significant strides in building performance were made. Data shows that only around 10% buildings constructed before 1990 had an energetic class higher than C, leading to the need of improving old buildings. This will lead to the promotion of sustainable and energy-efficient cities and improve the population’s quality of life. The objective of this dissertation is to assess retrofit impacts on building energy needs, assess pollutant emissions and on user satisfaction, comfort and behaviour, and quantify potential economic viability. The case study analysed is a public elementary school, Escola Engenheiro Duarte Pacheco, in Lisbon, whose building was retrofitted within the scope of the European Lighthouse programme Sharing Cities. To achieve the objectives proposed, a quantitative and qualitative approach were adopted involving the collection of on-site experimental data, collection of energy consumption historical data, and the conduct of questionnaires and interviews. Results revealed a reduction in 35% of the energetic needs of the school building after the retrofit. The installation of the PV system can produce 650% than what the school consumes, resulting in an annual return of 13,525€. Regarding the impacts of retrofit on the school community, results indicate that the community is aware of the measures applied and find themselves more motivated. The analysis performed enabled the creation of an educational pamphlet for the school in which the main findings related with the retrofit impact and behavioural advices were presented aiming to maximize the retrofit effectiveness.}
{pt=Auditoria energética, Conforto térmico, Edifícios escolares, Feedback, Retrofit, en=Energy audit, Retrofit, School buildings, Thermal comfort, User feedback}

Novembro 26, 2019, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Augusto Santos Silva

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Catarina Maria da Cunha de Eça Calhau Rolim

IN+ Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento

Investigadora Pos Doc