Dissertação

{pt_PT=Optimization model to design aviation networks. Greek PSO case study } {} EVALUATED

{pt=O negócio da aviação tem estado em constante expansão desde que se realizou o primeiro voo com um avião e, atualmente o sucesso da aviação está fortemente correlacionado com o sucesso das economias locais. Por outro lado, esta é uma área de negócio onde não é fácil ter sucesso devido aos elevados custos e reduzidas margens de lucro. Assim, é crucial que as empresas otimizem a sua operação, de forma a se manterem em operação no longo prazo, neste mercado altamente competitivo. Vários modelos foram publicados na literatura, com a finalidade de otimização dos recursos das empresas, com o objetivo de minimizarem os custos para estas. Por outro lado, é comparativamente reduzida a quantidade de publicações dedicadas à otimização de recursos de empresas dedicadas a redes de obrigações de serviço público. Baseado nas publicações por Pita et al. (2013), com casos de estudo aplicados às redes OSP nos Açores e Noruega, o modelo utilizado nestas publicações é adaptado. O objetivo destes modelos é, para além da redução do custo para as empresas, também a maximização da qualidade do serviço para os passageiros, e é aplicado a dois casos de estudo situados nas ilhas gregas, com características diferentes, nomeadamente a concorrência do transporte por barco., en=Aviation has been facing a constant expansion since the first flight by an airplane was achieved, and nowadays the success of aviation, is closely linked with the success of local economies. On the other hand, the airline business is a challenging environment to thrive economically, due to the high costs and low profit margins involved. Hence, it is critical that airlines optimize their operation, in order to succeed in the long term, in this highly competitive business. Several models have been proposed in the literature to support the optimization of airline fleets, with the objective of minimizing the operational cost for the airline. On the other hand, the amount of literature dedicated to the optimization of the usage of airline’s fleets dedicated to Public Service Obligation (PSO) routes is much sparser. Based on the research developed by Pita et al. (2013), with case studies applied to the PSO networks of the Azores and Norway, this model is adapted, the objective of which is not only to minimize the direct cost to the airline, but also to minimize the total social costs. Then, the model is applied to a new case study based on a PSO network for the Greek islands, with key differences from the previous case studies such as strong competition from the ferry boat service. }
{pt=OSP; Programação Linear, en=PSO; FSFA; Linear Programming}

novembro 26, 2019, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

António Ramos Andrade

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar