Dissertação

{pt_PT=Banco de Ensaio de Reatores da TAP} {} EVALUATED

{pt=O objetivo deste trabalho é estudar o escoamento de ar no banco de ensaios de reatores da TAP Air Portugal e a possibilidade de o adaptar à utilização com motores maiores e mais modernos, com maiores caudais e razões de by-pass. O banco de ensaios é uma instalação fechada onde se ensaiam os motores dos aviões. Esta instalação é composta por uma zona de admissão de ar vertical, por uma câmara onde se ensaia o motor e por uma zona de exaustão. A última zona é composta por uma bomba de injetor, um difusor e uma chaminé de exaustão que descarrega para a atmosfera. É descrito o modelo matemático desenvolvido para estudar o escoamento. Este modelo é unidimensional e estacionário e foi complementado com perfis axissimétricos nalgumas secções; contempla troços com perda de carga e variação de secção - em que se aplicou a equação de Bernoulli com um termo de perda de carga – e uma bomba de injetor. O modelo foi validado com valores das medições na TAP e, posteriormente, foi usado para testar as alterações que possibilitariam a adaptação do banco de ensaios. Foram testados vários tipos de alterações, sendo que os resultados mais interessantes se produziram com a instalação de pás de guiamento do escoamento nas mudanças de direção da chaminé de exaustão. Concluiu-se que esta alteração poderia possibilitar o ensaio dos motores CF6-80E1 e RR Trent 7000, que equipam alguns dos aviões da TAP. Um breve anteprojeto das alterações mais vantajosas é apresentado. , en=The objective of this work is to study air flow in the TAP Air Portugal reactors test cell and the possibility of adapting it to use with larger and more modern engines with higher flow rates and by-pass ratios. The test cell is a closed installation where aircraft engines are tested. This installation consists of a vertical air intake zone, a chamber where the engine is tested and an exhaust zone. The last zone is composed by an ejector pump, a diffuser and an exhaust chimney that discharges to the atmosphere. The mathematical model developed to study flow is described. This model is one-dimensional and steady state and was complemented with axissimetric profiles in some sections; it includes sections with head loss and section variation - in which the Bernoulli equation was applied with a head loss term - and an ejector pump. The model was validated with measurement values in TAP and then used to test the upgrades that would allow the test cell to be used with bigger engines. Several types of upgrades were tested and the most interesting results were obtained with the installation of flow guiding vanes in the turns of the exhaust stack. It was concluded that this amendment could make it possible to test the CF6-80E1 and RR Trent 7000 engines, which equip some of TAP’s fleet. A brief outline of the most advantageous changes is presented.}
{pt=TAP, Banco de Ensaios, Adaptar, Novos Motores, en=TAP, Test Cell, Upgrade, New Engines}

Dezembro 3, 2018, 18:30

Orientação

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar