Dissertação

{pt_PT=Study of OGMA ́s test facility} {} EVALUATED

{pt=Depois de reparados e inspecionados, os motores dos aviões são ensaiados no banco de ensaios, cuja principal função é reproduzir as condições de um motor a operar numa atmosfera não confinada e sem vento. As oficinas da OGMA, em Alverca, possuem um banco, inicialmente projetado para ensaiar motores de pequenas aeronaves militares, que agora se pretende adaptar de modo a alargar o âmbito de utilização a motores de aviões comerciais de maior potência e com “by-pass”, que exigem caudais de ar superiores. Este estudo começou por identificar os principais desafios de um banco de ensaios típico e as características do escoamento neste banco, por meio de uma análise unidimensional com modelos computacionais e analíticos. Por exemplo, com velocidades demasiado baixas à entrada do banco de ensaios, podem formar-se separações instáveis e formação de vórtices a montante do reator, que sejam depois ingeridos pela admissão. Quando isto ocorre o angulo de ataque do escoamento com as pás do motor é alterado podendo resultar em perda de sustentação do motor. Velocidades demasiado altas podem alterar o impulso medido no banco. Seguidamente, estudaram-se medidas corretivas e pequenas modificações, procurando não fazer alterações estruturais, susceptíveis de alargar a gama de motores que se podem ensaiar no banco. , en=After repaired and inspected, aircraft engines are tested on the test bench. This test facility has as a function the reproduction of an environment similar to the conditions of an engine operating in an unconstrained and windless atmosphere. OGMA's facility in Alverca has a test cell designed to test engines of small military aircrafts. It is intended to improve the performance of this test facility to extend the scope of use for commercial aircraft engines with higher power output and with “bypass” which require higher air flow rates. This research began with the study of the main constraints of a typical test bench. The characteristics of the flow were studied through a one-dimensional analysis with computational and analytical models to obtain the overall behavior of the installation. Corrective measures and small modifications were studied in order to avoid making structural changes and as a mean to extend the range of possible engines able to be tested in the test bench responding to the market requests. Low air velocities at the engine inlet promotes the formation of vortices in the surroundings of the engine´s inlet zone. The ingestion of vortices alters the angle of attack of the flow with the blades of the engine, which can result in engine stall. }
{pt=Banco de ensaios, Análise unidimensional, Aviões comerciais, medidas corretivas, en=Test Facility, One-dimensional analysis, Commercial aircrafts, corrective measures}

Novembro 19, 2018, 18:30

Orientação

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar