Dissertação

{pt_PT= Development of Genetic Algorithm in a Branch-and-Bound Framework to Solve European Air Traffic Flow Management Problems with Conflict Cost} {} EVALUATED

{pt=O congestionamento dos aeroportos e do espaço aéreo é um problema recorrente em todo o mundo, resultando frequentemente em atrasos substanciais de voos, redireccionamentos e até cancelamentos, causando custos muito elevados para as companhias aéreas e operadores de aeronaves todos os dias. Especial atenção vai para o espaço aéreo Europeu o qual é um dos espaços aéreos mais congestionado do mundo. Preve-se que o tráfego neste espaço vai aumentar consideravelmente nos próximos anos. Nesta tese desenvolveu-se um novo Algoritmo Genético, designado de atfmGA, para resolver um problema binário de grande escala da Gestão do Tráfego Aéreo Europeu com probabilidades de conflicto, integrado na framework de Branch and Bound SCIP. Este novo algoritmo é baseado em conhecimento específico do problema e considera a alocação de atrasos nos voos com o objectivo económico de reduzir os custos de atrasos como também a redução de custos de conflito., en=Airport and airspace congestion is an inherent problem worldwide, frequently resulting in substantial flight delays, re-routings and even cancellations causing very high expenses for airlines and aircraft operators every day. Special attention goes to the European airspace which is one of the most congested airspaces in the world. Its traffic is predicted to increase considerably over the next years. In this thesis, a new Genetic Algorithm, namely atfmGA, for solving the large-scale European Air Traffic Flow Management binary problem with conflict probabilities, integrated in the optimisation framework SCIP, was developed. For this purpose, the designed GA, based on problem-specific knowledge, considers the slot allocation with the economic objective of reducing the delay cost as well the conflict cost.}
{pt=Gestão do Tráfego Aéreo Europeu, Alocação de Atrasos, Programação Binária Inteira, Branch and Bound, Algoritmo Genético, en=Air Taffic Flow Management, Slot Allocation, Binary Integer Programming, Branch and Bound, Genetic Algorithm}

novembro 12, 2018, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Margarida da Silva Vieira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Volker Gollnick

Technische Universität Hamburg

Professor Catedratico