Dissertação

{en_GB=Hydrogen Acceptance in The Portuguese Transport Sector} {} EVALUATED

{pt=Este trabalho enquadra-se no contexto da introdução da tecnologia de hidrogénio nos mercados europeus de transportes rodoviários, e mais especificamente no mercado português. Tem como principais objectivos analisar o estado de desenvolvimento das tecnologias associadas ao hidrogénio em Portugal, compreender se as empresas no sector dos transportes rodoviários estão preparadas para a implementação do hidrogénio e identificar os impactos económicos da entrada em funcionamento do hidrogénio nas empresas do sector. O estudo é composto por 3 elementos, com a realização de entrevistas a decisores das empresas do sector rodoviário de transportes, de modo a compreender a opinião em relação ao hidrogénio e as probabilidade de investimento em veículos deste tipo, a realização de um inquérito aos trabalhadores destas mesmas empresas, para avaliar a aceitação dos primeiros utilizadores da tecnologia e uma análise de custos (TCO) que compara os custos associados aos veículos movidos a hidrogénio com outras alternativas. As empresas estão cientes das potencialidades do hidrogénio, estando dispostas a investir em veículos deste tipo no futuro, considerando, contudo, que os custos associados á tecnologia são ainda demasiado elevados, que existe falta de infraestruturas e de apoios económicos para investir. Existe ainda algum receio relativamente aos níveis de segurança da tecnologia, com uma parte significativa dos inquiridos e dos entrevistados a associar o hidrogénio ao perigo e risco de explosão. Os inquéritos demonstraram um nível de conhecimento básico relativamente ao hidrogénio por parte dos trabalhadores, embora estes estejam dispostos a adotar a tecnologia. , en=This work is developed in the framework of the adoption of hydrogen as technology in the road transport sector, in the European markets and more specifically in the Portuguese one. Its main objectives are to analyse the status of development of H2 technologies in Portugal, to understand if companies in the transport sector are prepared for the implementation of hydrogen and to identify economic impacts of hydrogen deployment in Portuguese transport companies. The study is composed by three elements, a set of interviews targeting decision makers of the road transport companies sector, to understand their opinion towards H2 and probability of investment in hydrogen vehicles, an inquiry completed by the workers of the same companies, to understand the level of acceptance of the first users of the technology and a cost analysis (TCO). including the various costs associated with hydrogen vehicles and compared to other alternatives. Companies acknowledge the possibilities of hydrogen and are available to invest in this type of vehicles in the future, considering, however, that the costs associated with the technology are still too high, that there is a lack of infrastructure and that there is a lack of economical support to invest. There is still some discomfort associated with safety levels of the technology, with a significant part of workers and decision makers associating hydrogen with danger and risk of explosion. The enquiries showed that the workers have a basic level of knowledge about hydrogen, although they are willing to adopt the technology. }
{pt=Hidrogénio, Aceitação, Transportes, Portugal, TCO, en=Hydrogen, Acceptance, Transport, Portugal, TCO}

julho 12, 2022, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Catarina Maria da Cunha de Eça Calhau Rolim

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento, IN+

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Pedro da Costa Neto

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento, IN+

Investigador Auxiliar