Dissertação

{pt_PT=Green Hydrogen and Oxygen Developments in Portuguese Economy in the Context of Vehicle Refuelling Stations} {} EVALUATED

{pt= Esta dissertação visa avaliar o custo anual de uma rede de estações de reabastecimento de hidrogénio, no contexto português, e compreender o impacto na economia. Primeiramente, foi realizada uma selecção de 100 empresas de transporte de mercadorias. Posteriormente, foi avaliada a frota e o número de quilómetros percorridos anualmente, as suas necessidades de hidrogénio e os respectivos custos de produção e distribuição. As empresas foram organizadas em pequenos grupos, distribuídos por todo o país (produção descentralizada). Foi feita a divisão entre produtores e consumidores e a respetiva atribuição de hidrogénio dos produtores aos consumidores, obtendo-se um custo total final da cadeia de abastecimento. Foram obtidos 11 clusters viáveis, com um total de 32 empresas, com 11 produtores de hidrogénio e um custo total anual de implementação igual a 461 646 574 euros, produzindo 105 826 toneladas de hidrogénio e 846 609 toneladas de oxigénio subproduto, que apenas 1,3\% é capaz de satisfazer todo o consumo de oxigénio hospitalar de Portugal. Finalmente, foi realizado um balanço económico, comparando o consumo de hidrogénio num ano, com o consumo de gasóleo. Foi provado que o hidrogénio é o combustível mais vantajoso a longo prazo, obtendo um retorno do investimento entre 2/3 anos, em comparação com o diesel. Conclui-se que a implementação de uma cadeia de abastecimento de hidrogénio é viável e vantajosa em relação ao consumo normal de diesel. A venda de oxigénio ao sector hospitalar, embora não prejudicial, não é suficiente para ser o motor deste investimento., en=This dissertation aims to evaluate the total annual cost of a hydrogen supply network refilling stations, in the Portuguese context and to understand the impact on the economy. Firstly, a selection of 100 freight transportation companies was carried out. Afterwards, it evaluated their fleets and the number of annual kilometres travelled, their need for hydrogen and their respective production and distribution costs. The companies were organized in small clusters, distributed throughout the country (decentralized production). The division between producers and consumers was performed, and finally, the allocation of hydrogen from producers to consumers was performed, obtaining a final total cost of the supply chain. So, 11 viable clusters were obtained, with a total of 32 companies, 11 of them being considered hydrogen producers with a total annual implementation cost equal to 461 646 574€, producing a total of 105 826 tons of hydrogen and 846 609 tons of by-product oxygen, which only 1.3\% is able to satisfy the entire hospital oxygen consumption of Portugal. Finally, an economic balance was performed, comparing the hydrogen consumption in a year, with the diesel consumption. It was proved that hydrogen is the most advantageous fuel in the long term, obtaining a return on investment between 2/3 years, in comparison with diesel. It is concluded that implementing a hydrogen supply chain is feasible and advantageous over normal diesel consumption. The sale of oxygen only to the hospital sector, while not harmful, does not have enough positive economic impact to be the driver for this investment.}
{pt=Hidrogénio, Oxigénio, Camiões, Aglomerados, Optimização, en=Hydrogen, Oxygen, Trucks, Clusters, Optimization}

julho 7, 2022, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Pedro da Costa Neto

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento, IN+

Investigador Auxiliar