Dissertação

{pt_PT=External costs as a tool to promote Short-Sea-Shipping} {} EVALUATED

{pt=A dissertação compreende, primeiramente, uma revisão de literatura sobre métodos para avaliação de emissões e custos externos do transporte. O foco será a avaliação da competitividade de modais aquaviários. Uma revisão dos níveis atuais de internalização de custos externos para diferentes países da União Europeia foi incluída pela revisão de políticas de abatimento gases do efeito estufa e externalidades estabelecidos pela IMO e Comissão Europeia. A nova versão do software calcula custos externos para um número variado de cadeias de transportes para diferentes pares origem- destino, identificando caminhos possíveis para destinos específicos. Os resultados de emissão e custos externos calculados são validados usando um software alternativo e calculadoras online, mesmo que estes sejam limitados. O software é aplicado ao estudo de diferentes cenários: escopo de rotas intermodais atual e expandido sobre incertezas do fator de utilização de carga; serviço de afretamento ferroviário a propulsão Diesel e elétrica em operação no corredor Atlântico; e rotas de curta navegação no oeste do Mediterrâneo expandidas. Um abrangente conjunto de mapas é desenvolvido para ilustrar a preferência regional com relação a diferentes alternativas de cadeias de transporte e divisão modal estimada para múltiplos pares de Portugal-NUTS sobre diferentes cenários. O aumento da utilização da capacidade de carga reduziu custos externos em 22% e a adoção de novas rotas intermodais apresentou redução de 20% das externalidades. Após calcular os custos internos, os custos externos apresentaram-se como sendo 29% dos custos internos do transporte, limitando a competitividade de rotas intermodais relacionados com o melhor desempenho ambiental., en=The dissertation comprises, firstly, a literature review on emissions methods and external costs of transportation. The focus will be the evaluation of the competitiveness of waterborne transportation. A review of externalities internalization levels for the different transport modes in European Union was included by reviewing current greenhouse gases and other policies established by IMO and the European Commission. The new version of the software Sustainability Analyst includes the habitat damage costs. The software calculates external costs for varying numbers of transport chains for different pairs origin-destination, identifying possible transport chains for a specific destination. The results of emissions and external costs computed are validated by using alternative software and online calculators, even if the websites available are limited. The software is applied to study several scenarios: current and expanded scope of intermodal routes over uncertainties about cargo utilization factor; Diesel and Electric freight railway service in operation in the Atlantic corridor; and expanded Short-Sea-Shipping service to the West Mediterranean. A comprehensive set of maps is developed to illustrate the regional preferences as regards different alternative transport chains and modal splits estimated for multiple pairs of Portugal-NUTS2 under different scenarios. An increased cargo utilization factor reduced external cost in the preferable route by 22% and the adoption of new intermodal routes represented a reduction of external costs by 20%. By computing also internal costs, external costs are shown to be only 29% of the total cost, limiting the increase in the competitiveness of intermodal routes related to a better environmental performance.}
{pt=Transporte Marítimo de Curta Distância, Transporte Intermodal, Transporte Marítimo, Emissões, Custos externos., en=Short sea shipping, Intermodal transport, Maritime transport, Emissions, External Cost}

novembro 29, 2022, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar