Dissertação

{pt_PT=Assessment of the potential of short sea shipping to support Portuguese foreign trade} {} EVALUATED

{pt=Esta tese consiste em um estudo da atual distribuição modal do transporte de carga contentorizada entre Portugal e países da Europa Ocidental baseado em dados estatísticos de fluxo de carga. O objetivo final é analisar o potencial de mudança modal do transporte rodoviário para short sea shipping (SSS) ao contar-se com novas cadeias de transporte. Esta dissertação começa com uma revisão de literatura dedicada a estudos sobre SSS, modelos gravitacionais e regressões logísticas aplicados a problemas de transporte marítimo. Em seguida, são coletadas informações estatísticas sobre os fluxos de transporte entre Portugal e os países da Europa Ocidental para estimar a atual divisão modal de transporte nos países. O modelo gravitacional é utilizado para estimar a dispersão da carga pelas regiões desses países e um modelo de regressão logística multinomial é implementado e calibrado para calcular a divisão modal por país. As cadeias de transporte consideradas na calibração buscam espelhar a oferta atual da rede de transporte em operação entre Portugal e os países considerados. Um conjunto de novas cadeias intermodais é introduzido e novas divisões por modal são calculadas. Mapas foram desenvolvidos para ilustrar as preferências regionais em relação à distribuição modal e potencial de mudança modal nos países estudados. A análise dos resultados permite concluir que a introdução de novas cadeias intermodais baseadas em SSS apresentam um grande potencial de apoio ao comércio externo português e podem produzir uma transferência modal relevante para SSS, sendo os resultados mais promissores provenientes de países costeiros, mais afastados de Portugal., en=This thesis consists in a study of the current modal split of the transportation of containerized cargo between Portugal and Western European countries based on statistical data of cargo flows. The final objective is to analyze the potential of modal shift from road transportation to short sea shipping (SSS) if new supply chains are considered. The thesis begins with a literature review dedicated to studies on SSS, gravity models and logit models applied to maritime transportation problems. Next, statistical information on transport flows between Portugal and Western European countries is collected. The information is analyzed in order to estimate the current modal split of transportation per country. A gravity model is used to estimate the dispersion of cargo throughout geographical regions of these countries and a multinomial logistic regression model is implemented and calibrated to estimate the modal split per country. The transport chains considered in the calibration are to mirror closely the current offer of transport options in operation between Portugal and several countries in Western Europe. A set of new intermodal chains is introduced and the new modal splits are calculated for this network. Maps were developed to illustrate regional preferences regarding the modal distribution and potential modal shift in the countries studied. The analysis of the results allows to conclude that the introduction of new intermodal chains based on SSS show good potential to support Portuguese foreign trade and can produce relevant modal shift to SSS, with most promising results belonging to coastal, farthest from Portugal countries.}
{pt=Transporte marítimo de curta distância, Intermodalidade, Modelo gravitacional, Regressão logística, Distribuição modal., en=Short sea shipping, Intermodality, Gravity model, Logistic regression, Modal split.}

dezembro 5, 2022, 17:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar