Dissertação

{en_GB=Preliminary analysis of the economic feasibility of maintenance services for superyachts in Portugal} {} EVALUATED

{pt=A presente tese foca-se num tema novo em comparação com a típica tese de arquitetura naval: em particular esta trata do mundo de iates, sobretudo de super-iates e das específicas infraestruturas usadas neste sector. Apresenta-se primeiramente uma revisão da literatura científica e técnica sobre serviços de manutenção de iates, reposicionamento entre regiões europeias e através do Atlântico e os desenvolvimentos técnicos da marina. São analisadas, igualmente, as condições meteorológica típicas das costas portuguesas e das principais rotas utilizadas para a travessia do Atlântico. Pode-se encontrar, no desenvolvimento da tese, um grande base de dados com as principais marinas e estaleiros de super-iate que ficam no Mediterrâneo e no Mar do Norte. Depois, são definidos os requisitos técnicos aplicáveis às marinas e estaleiro para oferecer um serviço integrado e de alta qualidade. Desenvolve-se um caso de estudo que avalia a viabilidade económica da prestação de serviços de manutenção, hibernação e reposicionamento (ciclo anual) de super-iates, baseada num hub na costa portuguesa. São analisados todos os custos relacionados com o transporte marítimo por um navio semissubmersível entre as Caraíbas-Portimão e as Caraíbas-Génova, assim como os custos das diferentes marinas nas duas viagens; por ultimo, há um análise dos custos dos trabalhos anuais de reparação e manutenção realizados num estaleiro italiano e num estaleiro português. Nas conclusões procede-se a uma comparação económica com a situação existente e conclui-se sobre a viabilidade da proposta. Os resultados finais obtidos são coerentes com os estudos anteriores e com as informações recolhidas através da bibliografia desta tese. , en=This thesis considers an innovative theme in comparison with typical naval architecture thesis, namely the world of yachts, in particular that of superyachts and the specialized infrastructures used in this sector. The thesis first presents a review of the scientific and technical literature on yacht maintenance services, repositioning between European regions and across the Atlantic and marina technical developments. The typical weather conditions of the Portuguese costs and of the major routs used for the Atlantic Crossing are analysed. A large database made of the major superyacht marinas and shipyards in the Mediterranean and North Sea it is created. The technical requirements applicable to marinas and shipyards for providing an integrated and high quality service are defined. A case study has been developed to assess the economic feasibility of providing maintenance, wintering and repositioning services (yearly cycle) for superyachts, based on a hub in the Portuguese coast. All the costs related to shipping transport by a semi-submersible ship between Caribbean-Portimão and Caribbean-Genoa are analysed, as well as voyage costs of sailing between Portimão-Cannes and Genoa-Cannes, just like the costs related to different marinas of the two situations and the costs related to the yearly repair and maintenance work to be undertaken on a Italian shipyard and a Portuguese shipyard. An economic comparison with the existing situation has been carried and conclusions drawn regarding the feasibility of the proposal. Final results obtained are consistent to the previous study and to the information collected on each part of this thesis. }
{pt=Super-iates, Marinas, Estaleiro, Serviços de Manutenção e Reparação, Travessia Atlântica, Transporte Marítimo, en=Superyachts, Marinas, Shipyards, Maintenance and repair services, Atlantic crossings, Shipping}

dezembro 16, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Antunes Mendes Gordo

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar