Dissertação

{pt_PT=Análise de acidentes e segurança marítima} {} EVALUATED

{pt=O objetivo desta dissertação é estudar e compreender os fundamentos teóricos da segurança marítima actual e a sua metodologia de análise. São abordados os aspectos técnicos, humanos e socio-tecnológicos da segurança a partir de visões diferentes desenvolvidas nas últimas décadas. Apresenta-se a evolução dos acidentes a partir da análise de estudos estatísticos e bases de dados de acidentes, elaboradas por várias entidades públicas e privadas, de forma a compreender melhor a complexidade do tema. É também analisada uma amostra de uma centena de “acidentes muito graves” ocorridos em 2017 reportados pela IMO de forma a fundamentar numericamente a incidência de acidentes graves por tamanho de navio. Apresentam-se alguns exemplos de análise e codificação de relatórios de acidentes marítimos (encalhes e colisões) reportados por entidades diferentes usando a metodologia CASMET, que incide na contribuição dos factores humanos e organizacionais nos acidentes. Apresenta-se a metodologia de análise de barreiras e a sua importância para prevenir acidentes ou mitigar as suas consequências e apresenta-se um exemplo de barreiras que funcionaram num relatório de acidente. Por fim, introduz-se o conceito da “Segurança II” proposto como solução para resolver problemas que a segurança “clássica” não resolve. Em particular, apresentam-se muitos dos problemas que os estudos de segurança tradicionais enfrentam, e a abordagem da segurança II a esses problemas. , en=The objective of this dissertation is to study and understand the theoretical foundations of current maritime safety and its analysis methodology. Technical, human and socio-technological aspects are addressed with different views developed in the last decades. The evolution of maritime accidents is presented from a statistical analysis of accident databases, prepared by various public and private entities, in order to better understand the complexity of the theme. A sample of one hundred “very serious accidents” occurred in 2017 reported by IMO is also analysed in order to substantiate numerically the incidence of major accidents by ship size. Some maritime casualties (stranding and collisions) reported by different entities are analysed and coded using the CASMET methodology, which focuses on the contribution of human and organizational factors to the accidents. The barrier analysis methodology and its importance for preventing accidents or mitigating their consequences is presented and an example of barriers that worked in an accident report is presented. Finally, the concept of "Safety II" as a solution to solve problems that "classic" “Safety” does not solve is introduced. In particular, many of the problems that the traditional Safety studies face and the “Safety II” approach to these problems are presented and discussed.}
{pt=análise de acidentes, metodologia de análise de acidentes, factores humanos e organizacionais, barreiras de segurança, Segurança II, en=accident analysis, accident analysis methodology, human and organizational factors, safety barriers, Safety II}

Dezembro 9, 2019, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Ângelo Manuel Palos Teixeira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado