Dissertação

{pt_PT=Short Sea Shipping Feasibility Study for the Carriage of RoRo Cargo to Northern European Ports} {} EVALUATED

{pt=Este estudo tem como objetivo avaliar a competitividade do Transporte Marítimo de Curta Distancia comparando a quantidade total de carga que pode ser transportada entre Portugal o Nordeste Europeu por mar (através da utilização de navios RoRo) e por estrada. A quantidade total de carga é estimada através de um modelo de avaliação da procura que calcula tempos de trânsito e custos de transporte entre diferentes. Um processo de tomada de decisão entre soluções modais é incluído. O modelo é testado para quatro rotas alternativas desde Portugal até ao Mar Báltico, considerando diferentes portos de destino: Le Havre, Roterdão, Hamburgo e Szczecin. O modelo desenvolvido calcula os custos externos de transporte para ambas as soluções modais e avalia os efeitos da integração destes mesmos custos na procura total. Os resultados permitem identificar as regiões para as quais a solução intermodal, incluindo o Transporte Marítimo de Curta Distância, é mais competitivo e quantificar a sua procura. Isto permite a determinação da oferta necessária para estas rotas. O potencial de procura pelo serviço de SSS responde positivamente a fretes mais baixos, velocidade de navegação mais altas e à internalização dos custos externos. Ainda assim, cada rota tem comportamentos distintos. Em todas as rotas, à exceção de Le Havre, a procura é mais sensível ao tempo do que aos custos. Roterdão revela ser a rota mais interessante devido ao seu potencial de procura, assim como à extensão grande da sua área de influência. , en=This study aims to assess the competitiveness of Short Sea Shipping, comparing the total amount of cargo that may be carried between Portugal and Northern Europe by sea (using RoRo ships) and by road. The total amount of cargo is evaluated according to a transportation demand evaluation model, which calculates transit times and costs between different regions in Europe. A decision-making process for decision between transport modes is included. The model is tested for four alternative sea routes from Portugal to the Baltic Sea region, considering different destination ports: Le Havre, Rotterdam, Hamburg and Szczecin. The developed model calculates external costs implied by both transport solutions and evaluates the effects of integrating these costs in the SSS potential demand. The results allow the identification of the regions for which an intermodal solution (including Short Sea Shipping) is more competitive and quantifies its demand. This allow the determination of the capacity required in these routes. Short sea shipping potential demands answers positively to lower freight rates, higher sailing speeds and external costs internalization. Even tough, each route has a distinct behavior. In all routes, apart from Le Havre, demand is more sensible to time than to costs. Rotterdam reveals to be the most interesting route due to its overall potential demand as well as its larged hinterland region.}
{pt=TMCD, Transporte Rodoviário, Navios RoRo, Custos Externos, en=SSS, Road Haulage, RoRo, External Costs}

Julho 25, 2019, 15:0

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar