Dissertação

{pt_PT=Quantificação de elegibilidade e potencial utilização de tecnologias alternativas na mobilidade urbana} {} EVALUATED

{pt=Considerando que a maioria da população vive em áreas urbanas, a gestão de energia e de emissões de gases poluentes associados ao sector dos transportes nas cidades assume um papel fundamental. Neste contexto, a mobilidade eléctrica aparece como uma solução interessante devido à sua elevada eficiência e à emissão nula de poluentes locais. O objectivo deste trabalho passou por quantificar a elegibilidade e potencial utilização de veículos eléctricos na mobilidade urbana, com recurso a uma comparação entre a utilização real num veículo convencional e uma simulação de utilização potencial de um veículo eléctrico, tendo como caso de estudo 62 condutores na área metropolitana de Lisboa. Neste sentido, separou-se a amostra de condutores em dois grupos de análise, em função da sua tipologia, e foram definidos cenários de teste de modo a estudar diversos comportamentos de carregamento, através da simulação de constrangimentos estruturais e comportamentais que definem as disponibilidades para o mesmo. De modo a verificar a elegibilidade de cada condutor para a mobilidade eléctrica, em cada cenário, foram simuladas 4 semanas de utilização contínua em veículos eléctricos, tendo por base os padrões de mobilidade daqueles. Com base apenas nos condutores elegíveis, foi possível definir o padrão de mobilidade de cada cenário e quantificar os impactes dos seus carregamentos, dependendo do mix de geração de electricidade (neste caso específico, do ano 2017), em diferentes alturas do dia, e em períodos diferentes do ano, comparando as emissões resultantes com as de um veículo convencional. , en=Considering that most of the population lives in urban areas, the management of energy and emission of pollutants associated to transport sector in cities is fundamental. In this context, the electric mobility arises as an interesting solution due to its high efficiency and zero local emissions. The objective of this work was to assess the feasibility and potential application of electric vehicles on urban mobility, based on a comparison between a conventional vehicle with a simulation of a potential usage of an electric vehicle, having as a case study 62 drivers in the Metropolitan area of Lisbon. Firstly, the drivers were separated into two different groups, according to its vehicle’s typology, and then, several test scenarios were set, in order to study different charging behaviours, using simulated structural and behaviour constraints, affecting the charging opportunities. In order to evaluate their electric mobility feasibility in each scenario, a 4-week continuous application simulation was made considering the driver’s day-to-day mobility characteristics. Only taking into account the feasible drivers, it was possible to define the driver’s day-to-day mobility characteristics associated to each scenario and assess their charging impacts , depending on the electricity generation mix (in this specific case, in the year 2017), at different times of the day, and at different periods of the year, comparing their emissions with the ones emitted by a conventional vehicle. }
{pt=Monitorização em contexto real, Elegibilidade eléctrica, Padrões de mobilidade, Mix de geração de electricidade, Impactes, en=Naturalistic driving data, Electric mobility feasibility, Mobility characterization, Energy mix, Impacts}

Junho 26, 2019, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)

Investigador Auxiliar