Dissertação

{pt_PT=Avaliação do Desempenho Térmico de Veículos Elétricos} {} EVALUATED

{pt=Nos últimos anos tem sido crescente a preocupação com o meio ambiente, levando os intervenientes da indústria automóvel a apostarem no desenvolvimento de veículo eléctricos. O CEiiA, um centro de engenharia e desenvolvimento de produto, encontra-se actualmente a desenvolver um veículo eléctrico denominado Be02. Neste contexto, a presente dissertação tem como objectivo avaliar o desempenho energético de veículos eléctricos, com especial foco na gestão térmica em função da temperatura ambiente. Para tal, foi desenvolvido um algoritmo capaz de simular os sistemas propulsor e de refrigeração. Neste último é incluído o AVAC e um outro subsistema responsável pelo controlo de temperatura da bateria. O programa desenvolvido é genérico, podendo ser adaptável a qualquer veículo. O algoritmo foi validado por comparações com casos reais (recolhidos a partir da plataforma Spritmonitor), realizou-se análises à autonomia em função do comportamento típico de veículos eléctricos e por três ensaios com um Nissan Leaf, onde se monitorizou os percursos. Para o Spritmonitor, os valores obtidos apresentam um erro absoluto entre a gama de valores de 2% até 19% e para os casos do Nissan Leaf, de 11% até 16%. No capítulo dos resultados é apresentado o comportamento previsto pelo programa para o Be02,para as situações de verão e inverno, apurando-se que a autonomia é menor em casos de inverno devido à necessidade de aquecimento da bateria. É também apresentado um exemplo do uso de uma resistência eléctrica em vez da bomba de calor para o aquecimento do ar, levando à redução de 70km na autonomia., en= Over the last years the environmental awareness has become a significant concern of our society, pushing the automotive industry players to focus on the development of electrical vehicles. CEiiA, a center of engineering and product development, is currently developing a new electric vehicle: the Be02. In this sense, this thesis has aims to evaluate the energy performance of electric vehicles, giving special relevance to the thermal management in function of the environment temperature. For this purpose, an algorithm capable of simulate the propulsion and refrigeration systems was developed. A HVAC along with another subsystem responsible for the battery’s temperature management were integrated in the refrigeration system. This is a generic algorithm capable of being adapted to any electrical vehicle. The algorithm was validated though comparisons made with real data gathered from the electronic platform Spritmonitor, analyses were performed to the electric vehicles autonomy in function of their usual operation and through three test runs performed with a Nissan Leaf, monitoring the routes. The analyses performed with the Spritmonitor present an absolute desviation between 2% and 19%, while the Nissan Leaf test runs present an absolute desviation between 11% and 16%. The results chapter presents the Be02 behavior (predicted by the algorithm) for winter and summer runs,where is possible to conclude that the vehicle’s autonomy decreases due to the battery heating necessity. This chapter also shows results for the application of an electric resistance for heating the air, instead of a heat pump, which reduces the vehicle’s autonomy by 70km.}
{pt=Veículo eléctrico, sistema propulsor, gestão térmica de baterias, sistemas de refrigeração, AVAC., en=Electric vehicle, powertrain system, battery thermal management, refrigeration system, HVAC.}

Junho 25, 2019, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)

Investigador Auxiliar