Dissertação

{pt_PT=Powered Two Wheelers Road Accidents: Identification of Risk Factors and Development of Computational Models for Scientific Reconstruction} {} EVALUATED

{pt=Mais de 1.2 milhões de vidas são perdidas todos os anos devido a acidentes de viação. Comparando ocupantes de VDRM (Veículos de Duas Rodas Motorizados) com os de automóveis, há mais 30 vezes das chances de ocorrer uma fatalidade num acidente. Medidas devem ser tomadas de modo a reduzir o número de acidentes e a sua severidade. Com uma análise estatística descritiva aos acidentes com vítimas de VDRM que ocorreram em Portugal entre 2010 e 2015, e aplicando uma regressão logística ordinal a esse conjunto de acidentes determinaram-se os factores de risco que aumentam a severidade das lesões. Com uma análise da literatura avaliaram-se os coeficientes de atrito utilizados na reconstituição de acidentes com VDRM. Dependendo das roupas do motociclista e do pavimento, o coeficiente de atrito entre o solo e o motociclista pode variar mas o valor de 0,64 foi estimado para casos gerais. Um intervalo de 0.2 a 1.1 foi estimado para o coeficiente de atrito entre um motociclo e o solo pois este coeficiente depende do tipo de motociclo, pavimento e distância de escorregamento. Um modelo de corpos múltiplos de um capacete foi criado para estudar a influência da sua projecção em simulações computacionais. O capacete revelou ser um factor importante na determinação da dinâmica de acidentes. Excesso de álcool, conduzir entre as 20h e as 5h59, e em dias de trabalho representam alguns dos factores de risco associados ao aumento das lesões em acidentes envolvendo VDRM. A polícia deverá modelar a sua fiscalização perante estes problemas., en=Over 1.2 million lives are lost every year worldwide due to road traffic accidents. When comparing with car occupants, PTW (Powered Two Wheelers) occupants have 30 times more chances of dying in a traffic accident. Measures should be taken to lower the number of accidents as well as their severity because of the vulnerability of PTW users. With a statistic descriptive analysis to the PTW accidents with victims in Portugal between 2010 and 2015, and applying an ordered logistic regression to that dataset, the risk factors related to the increase on the severity of the injuries were determined. With a literature review the coefficients of friction involved in a PTW accident reconstruction were analyzed. Depending on the motorcyclists clothes and the road surface the coefficient of friction between the motorcyclist and the ground can vary but a value of 0.64 was estimated for general cases. A range from 0.2 to 1.1 was estimated for the coefficient of friction between a sliding motorcycle and the road surface as it depends on the motorcycle type, surface and sliding distance. A multibody model of a helmet was created to study the influence of its projection in crash simulations. The helmet turned out to be an important factor to determine the accident dynamics. Excess of alcohol, driving between 20h00 and 5h59, and in work days represent some of the risks in the increase of the severity of the injuries in PTW occupants in case of accident. Police should take more attention at these problems.}
{pt=Veículos de Duas Rodas Motorizadas, Regressão Logística Ordinal, Reconstituição Computacional, Simulação de Acidentes, Coeficiente de Atrito, Modelo de corpos múltiplos de capacete., en=Power Two Wheeler, Ordered Logistic Regression, Accident Reconstruction, Crash Simulation, Friction Coefficient, Helmet multibody model.}

novembro 24, 2017, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria da Conceição Esperança Amado

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

João Manuel Pereira Dias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar