Dissertação

{pt_PT=Caracterização energética e ambiental de frota de gestão global de resíduos} {} EVALUATED

{pt=O setor dos transportes é um dos principais consumidores de energia final, dependendo essencialmente dos combustíveis fosseis contribuindo consideravelmente para as alterações climáticas. Tipicamente, as empresas que atuam neste setor apresentam níveis elevados de consumo de energia, pelo que a melhoria e racionalização da eficiência energética e de consumos energéticos no setor dos transportes tem sido alvo de medidas políticas por questões ambientais e de preservação de recursos energéticos. Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Projeto Galp 20-20-20, através do estudo de uma frota de veículos ligeiros e pesados de uma empresa de gestão de resíduos. Os objetivos deste trabalho consistiam na melhoria da eficiência energética da frota através do estudo de medidas de melhoria de eficiência energética ainda não existentes na frota, tendo-se desenvolvido para isso uma ferramenta de simulação de diferentes cenários, bem como o estudo de unidades funcionais mais adequadas à frota. Os cenários considerados incluem a introdução na frota de veículos elétricos, movidos a gás natural e veículos Euro 6 bem como a realização de formações em eco-condução e substituição de pneumáticos. Em conjunto, as medidas testadas resultaram em duas soluções: uma com maior valor de investimento inicial, afetando 47% da frota, com melhorias de 5,4% no consumo de energia e cerca de 9% e 7% nas emissões de poluentes locais e de CO2, respetivamente e; por outra mais conservadora, afetando 64% da frota, demonstrando um potencial de redução de 5,8% no consumo de energia e cerca de 6% nas emissões de poluentes locais., en=The transport sector is one of the main consumers of final energy, depending essentially on fossil fuels contributing, considerably to climate change. Typically, companies that operate in this sector have high levels of energy consumption, consequently, improvement and rationalization of energy efficiency and energy consumption in the transport sector has been the target of political measures towards environmental issues and preservation of energy resources. This work was developed within the framework of the Galp 20-20-20 Project, through the study of a real fleet consisting of both light and heavy duty vehicles operating on a waste management company. This work objectives consisted in improving the fleet energy efficiency through the study of energy efficiency measures that can be implemented, by developing a tool to simulate different scenarios, as well as studying appropriate functional units to this fleet. The scenarios considered include the introduction of electric, natural gas and Euro 6 vehicles into the fleet, as well as eco-driving training and tire replacement measures. Combined, the solutions tested resulted in two scenarios: one with a higher investment value, affecting 47% of the fleet, with improvements of 5,4% in energy consumption and about 9% and 7% in emissions of local pollutants and CO2, respectively; and a more conservative one, affecting 64% of the fleet, showing a potential reduction of 5.8% in energy consumption and around 6% in emissions of local pollutants.}
{pt=Eficiência energética, setor dos transportes, veículos elétricos, veículos a gás natural, emissões de gases efeito de estufa, en=Energy Efficiency, Transportation Sector, Electric Vehicles, Natural Gas Vehicles, Emissions of Greenhouse Gases}

Junho 22, 2017, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte

ISEL

Professor Adjunto Convidado

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Colaborador Docente