Dissertação

{pt_PT=Metodologia e Protocolo de Recolha de Dados da OBD em Casos de Acidentes} {} EVALUATED

{pt=Esta tese tem como principal objetivo a determinação dos métodos a utilizar na recolha de dados em situações de acidente, para melhor perceber o modo como determinado acidente ocorreu e fazer a sua correta reconstituição. Para tal é necessário a gravação dos parâmetros do veículo, processo que é feito no Event Data Recorder (EDR), mais conhecido como a “caixa negra” do veículo. A porta padronizada On-Board Diagnostic (OBD) pode ser utilizada para ler os parâmetros dinâmicos do veículo em tempo real, havendo formas de ler os parâmetros gravados no EDR através da mesma. De forma a determinar os fatores importantes nestas situações é feita uma análise em três casos de estudo resultantes de acidentes reais, nos quais foi possível compreender melhor as vantagens e desvantagens deste sistema. A análise destes fatores permite perceber que ainda há muito a trabalhar nesta área e que as soluções existentes não são ideais. Existe a necessidade de uma melhor globalização de parâmetros e conceção do EDR presente nos veículos. É colocada a hipótese da implementação de um dispositivo OBD na forma de EDR externo, com a finalidade de ler e gravar continuamente os parâmetros do veículo. Esta é uma possibilidade que traria elevada objetividade na reconstituição de acidentes, ajudando a determinar as causas e com isso melhorar a segurança no ambiente rodoviário., en=The main objective of this work is the determination of the methods for the collection of data in accident situations, to better understand the way a certain accident occurred and to make its correct reconstruction. With that objective in mind it is required to record the vehicle live data. That process is done in the Event Data Recorder (EDR), better known as the black box of the vehicle. The On-board Diagnostics (OBD) port can be used to read the vehicle live dynamic parameters, but it is also possible to read the data that is recorded in the EDR. In order to find the important aspects for these situations it was made an analysis in three case studies resulting from actual accidents, in which it was possible to find the advantages and disadvantages of this system. The analysis of these aspects allows one to realize that there is still much work to be done and that the solutions found are not ideal. There is a need for a better globalization of concepts and design of the EDR present in vehicles. It is hypothesized to implement an OBD device in the form of an external EDR, for the purpose of continuously reading and recording the parameters of the vehicle. This is a possibility that would bring much objectivity for the accident reconstruction, in order to find the causes and to improve safety on the road environment.}
{pt=OBD, EDR, reconstituição de acidentes, PC-Crash, parâmetros dinâmicos, gravação de dados, en=OBD, EDR, accident reconstruction, dynamic parameters, data collection}

Junho 27, 2017, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Luís Alberto Gonçalves de Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

João Manuel Pereira Dias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar