Dissertação

{en_GB=Design of an Automated Guided Vehicle for Material Handling} {} EVALUATED

{pt=Esta tese foca-se na conceptualização e design de um veículo guiado automaticamente (AGV) para transporte de material, para ser implementado numa oficina da TAP. Actualmente, o transporte de material é feito manualmente com o auxílio de carros de transporte de material. Baseado num design preliminar feito previamente a esta tese e na actividade actual da oficina, foi esboçado um primeiro conceito de um AGV que rebocaria um carrinho. De seguida, foi feita uma análise dos carrinhos actuais, e foi desenvolvido um mecanismo de forma a permitir a distribuição autónoma do material, bem como sugeridas adaptações por forma a permitir o acoplamento entre o AGV e o carrinho. As forças às quais o carrinho e o AGV estarão sujeitas foram então analisadas e calculadas a partir de valores assumidos para as dimensões do AGV. Estas permitiram o cálculo do torque necessário para o AGV puxar o carrinho, o que por sua vez permite o dimensionamento do motor. Também foi calculado se o AGV teria tracção suficiente de modo a puxar o carrinho sem escorregar, e foram testados alguns dos piores cenários possíveis de modo a discernir em que situações o AGV consegue ou não realizar a sua função. Finalmente, foi realizada uma análise estrutural através de uma simulação computacional para prever se a estrutura do AGV conseguiria cumprir com as especificações de design., en=This thesis is focused on the conceptualization and design of an automated guided vehicle (AGV) for material handling, to be implemented at a workshop at TAP. The material handling is currently done manually with the aid of carts. Based on a preliminary design done prior to this thesis and the current activity at the workshop, a first concept for a AGV that would tow the carts was drafted. Following this, an analysis of the current carts is done, and a mechanism is developed in order to allow the carts to distribute material autonomously, as well as adaptations are suggested in order to allow the AGV to attach to the carts. The loads to which the AGV and the cart are subjected are then analysed and calculated by making assumptions about the dimensions of the AGV. These allow for the calculation of the torque required for the AGV to pull the cart, which then allows for the dimensioning of the motor. It is also verified whether the AGV has enough traction to be able to pull the cart without slipping, and a few worst case scenarios are tested to provide insight on what situations the AGV can and can not function. Finally, a structural analysis is performed through a computational simulation to predict whether or not the structure of the AGV can withstand the loads previously calculated without yielding or disassembling.}
{pt=Manuseamento de materiais, Veículo guiado automaticamente, Resistência de rolamento, Design, Método de elementos finitos, en=Material handling, Automated Guided Vehicle, Rolling resistance, Design, Finite element analysis}

Julho 9, 2019, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar