Dissertação

{pt_PT=Analytical methods for high speed impact behaviour of long rods} {} EVALUATED

{pt=Estudos sobre impactos de hastes longas a hiper- e altas velocidades têm sido um tópico de grande interesse desde a década de 60. Estes projécteis são considerados das ameaças mais letais devido ao nível de profundidade que podem atingir. O desenvolvimento de modelos analíticos que descrevam este tipo de impacto é particularmente relevante, pois estes proporcionam uma melhor compreensão dos fenómenos físicos em causa e apresentam-se como uma abordagem inicial ao problema. A investigação a este tipo de impacto já levou ao desenvolvimento de vários modelos unidimensionais capazes de prever a profundidade de um determinado impacto com êxito. Onde a investigação tem falhado é no desenvolvimento de modelos para descrever o impacto não ideal, isto é, impacto com ângulos, que é o tipo de impacto que acontece mais frequentemente em cenários fora do laboratório. Esta tese faz uma revisão dos modelos historicamente usados para descrever impacto normal e revê ainda alguns modelos propostos para impacto com ângulos. Os modelos de impacto normal são comparados a dados experimentais de forma a confirmar a sua validade, para serem posteriormente aplicados como parte dos modelos de impacto com ângulos. Estes também serão validados perante resultados experimentais envolvendo ângulos de inclinação e obliquidade – os seus méritos e limitações são discutidos., en=High speed and hypervelocity impact studies on long rods have been a subject of interest since the 1960’s. They are considered one of the most lethal threats as a consequence of the very deep penetration depth that these projectiles reach. The development of analytical models is particularly relevant as they provide a comprehensive understanding of the physical phenomena and serve as an introductory approach to the problem of impact behavior. The research into this type of impact has produced several one-dimensional analytical models that have proven to be quite successful in predicting the penetration depth of a given ideal impact event. Where the research lacks is in models that describe non-ideal impact, that is, angled impact, which is the type of impact most likely to be encountered in real life scenarios. This work reviews the models that have historically been used to describe normal impact and some that have been proposed for angled impact. The normal impact models are then compared to experimental data and their validity confirmed, to subsequently be applied as part of the reviewed angled impact methods. The angled impact models are validated against experimental data regarding yawed impact onto oblique targets - their merits and limitations are discussed.}
{pt=modelos analíticos, impacto com ângulos, inclinação, obliquidade, hastes longas, en=analytical models, angled impact, yaw, obliquity, long rods}

novembro 20, 2019, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel António Lopes de Matos Neves

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar