Dissertação

{pt_PT=Improvement of ship hulls for comfort in passenger vessels} {} EVALUATED

{pt=Esta dissertação visa melhorar cascos de navios de passageiros para melhorar o conforto em viagem. O Overall Motion Sickness Index (OMSI), definido como a média de valores de MSI ao longo do convés principal, é utilizado como parâmetro a ser minimizado. Dois tipos de navios de passageiros são submetidos a variadas transformações de casco, a fim de investigar a influencia das mesmas sobre o nível de conforto dos passageiros. Estas transformações são categorizadas em dois grupos: transformações geométricas e transformações de forma de casco. Tais transformações são obtidas a partir do programa MaxSurf. Cada novo casco é submetido a uma análise das movimentações do navio, que tem em conta vários ângulos de ataque e os estados de mar encontrados pelo navio, descritos pelo espectro de JONSWAP. CENTEC-SK que é um código baseado na teoria das faixas, é utilizado para calcular as movimentações de navio. Este programa é selecionado com base numa comparação feita entre um programa comercial equivalente, com resultados reais obtidos experimentalmente para o navio de porta-contentores S-175. Os cascos melhorados e selecionados com base no estudo de OMSI são comparados com os respetivos navios parentes relativamente às movimentações de navio. As acelerações verticais absolutas são igualmente comparadas em localizações estratégicas do convés. Por forma a perceber o impacto de transformações de casco viradas para o conforto dos passageiros, é feito um estudo de resistência a todas transformações efetuadas. Por fim, aos cascos considerados como melhorados é feito um estudo de operabilidade e comparado com os respetivos navios parentes. , en=The objective of the work is to improve hulls from passenger vessels for comfort. The Overall Motion Sickness Index (OMSI), defined as the mean MSI value on the main deck, is used as the main parameter to be minimized, in order to obtain improved hulls for comfort. Two different passenger ships are submitted to various hull transformations in order to investigate their influence on passenger's comfort. These are categorized into two groups: geometric and hull from transformations. The transformations are performed using MaxSurf Modeler developed by Bentley systems, based on the Lackenby Method. Each new hull is submitted to a seakeeping analysis that accounts for various heading angles and a specific operating scenario, described by the JONSWAP Spectrum. An in-house strip theory code CENTEC-SK, developed at CENTEC in Instituto Superior Técnico, is used to predict heave, roll and pitch motions at various headings. This program is selected based on a comparison between a commercially available software and experimental results from S-175 containership, collected by \gls{ITTC}. The improved hulls, selected based on the study of OMSI, are compared to their parent hulls regarding their RAOs plots. A similar comparison is performed regarding the absolute vertical accelerations, at strategic locations on the main deck. In order to assess the influence of comfort-oriented hull transformations, on other parameters of the seakeeping performance of a ship, the hull resistance is compared between each hull transformation. Finally, the improved hull forms are compared to their parent hulls regarding their operability index based on comfort criteria.}
{pt=Navio de passageiros, Conforto, Teoria das faixas, Comportamento em ondas, Índice de operabilidade, en=Passenger ship, Comfort, Motion sickness, Strip theory, Seakeeping analysis, Operability index}

novembro 27, 2019, 8:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Shan Wang

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar