Dissertação

{pt_PT=Evolution of the Exergetic Efficiency in the Transport Service } {} EVALUATED

{pt=Em 2018 o serviço de transporte foi responsável por 24% das emissões de CO2 provenientes de queima de combustível. Esta tese analisa a evolução da eficiência do serviço de transporte no Reino Unido de 1960 até 2014, considerando energia e materiais, e a divisão entre o sistema ativo e passivo nos automóveis. Adicionalmente, também propõe um indicador de eficiência de recursos. Durante este período, a eficiência energética aumentou no transporte ferroviário, de aviação e apenas em carros nos transportes rodoviários. Para o transporte de passageiros, a eficiência dos carros aumentou de 0.46 para 0.68 pkm/MJ enquanto que os autocarros reduziram de 3.63 para 0.76 pkm/MJ; nos comboios aumentou de 0.28 para 2.2 pkm/MJ; na aviação doméstica de 0.08 para 0.28 pkm/MJ e na internacional de 0.17 para 0.80 pkm/MJ. Para a carga, o transporte ferroviário é mais eficiente, progredindo de 0.32 para 2.87 tkm/MJ, enquanto que o rodoviário diminuiu de 0.41 para 0.26 tkm/MJ. No que se refere à eficiência dos materiais foi demonstrado que desde 1989 o stock cresceu mais que o serviço prestado, ou seja, os carros ficaram estacionados por maiores períodos de tempo. A eficiência de recursos teve um crescimento quase constante. Comparando a eficiência de combustível e de materiais demonstra que melhorias na eficiência energética permitiram o aumento da eficiência de recursos, mesmo com menor eficiência de materiais. A análise da evolução do sistema ativo e o sistema passivo mostrou que houve melhoria em ambos mesmo com o aumento da massa dos carros. , en=In 2018 the transportation service was responsible for 24% of direct CO2 emissions from fuel combustion. This thesis analyses the evolution of the transportation service efficiency in United Kingdom from 1960 to 2014 considering energy and materials and the split between the conversion device and passive system in cars. Additionally, it proposes the use of a Resource Efficiency indicator. During this period, energy efficiency increased in rail and aviation but decreased in road transports, with exception for cars. Regarding passenger transportation, cars efficiency grew from 0.46 to 0.68 pkm/MJ while bus had a reduction from 3.63 to 0.76 pkm/MJ; rail grew from 0.28 to 2.20 pkm/MJ; domestic aviation from 0.08 to 0.28 pkm/MJ and international aviation from 0.17 to 0.80 pkm/MJ. For freight, rail is more efficient increasing from 0.32 to 2.87 tkm/MJ, while road decreased its efficiency from 0.41 to 0.26 tkm/MJ. Regarding material efficiency it was showed that since 1989 the stock grew far more that the service provided, implying that cars became parked for longer time periods. Resource efficiency had an almost constant grow, which means it was possible to provide more service while consuming less resources. A direct comparison between fuel and material efficiency demonstrates that the improvement in fuel efficiency allowed the increase in total resource efficiency despite a lower material efficiency. The analysis on the evolution of the conversion device and the passive system showed that even with increasing mass, both mechanical efficiency and mileage improved.}
{pt=Eficiência de Transportes, Eficiência de Recursos, Passageiros, Mercadorias, Sistema Ativo, Sistema Passivo, en=Transports Efficiency, Resource Efficiency, Passengers, Freight, Active System, Passive System}

novembro 28, 2019, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luis Gabriel Carmona Aparicio

MARETEC/LARSyS, Departamento Engenharia Mecânica

Investigador FCT

ORIENTADOR

Tania Alexandra Dos Santos Costa e Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar