Dissertação

{pt_PT=Network of Multipurpose Docking Stations for Delivery Drones} {} EVALUATED

{pt=Desde que a Amazon manifestou o seu desejo de introduzir drones como um novo método de entrega de encomendas, vários avanços com a finalidade de introduzir a tecnologia na sociedade moderna têm sido efetuados. Porém, ainda existem alguns obstáculos à sua implementação e este trabalho aborda dois em concreto. Em primeiro lugar, os drones de entrega atualmente em desenvolvimento estão a ser idealizados para efetuar as suas entregas em zonas espaçosas e propícias para aterragem nas propriedades dos clientes, o que filtra imediatamente o grande número de potenciais utilizadores que vivam em propriedades sem este tipo de espaços. Um outro obstáculo é o alcance limitado inerente aos motores elétricos. É do interesse das empresas na indústria que este método seja o mais acessível possível. Esta dissertação conceptualiza e implementa um complexo simulador de redes de estações de carga polivalentes para drones de entrega que tanto conseguem recarregar baterias de drones como também podem agir como pontos de recolha. A implementação desenvolvida retornou dados que suportam a introdução de uma rede deste tipo na sociedade e mediu a sua performance de várias formas. Ainda que existam óbvias limitações referentes a dados extraídos de uma simulação, entende-se que alguns dos resultados obtidos têm qualidade suficiente para servir como diretrizes gerais para implementações em situações reais. Além disso, a introdução da funcionalidade de ponto de recolha provou ser extremamente benéfica e uma rede munida dessa funcionalidade superou sempre o desempenho de outra estruturalmente idêntica, mas limitada a servir apenas de rede de recarga., en=Ever since Amazon manifested its desire to expand their delivery methods to drones, big strides towards developing the technology for modern society have been made. However, delivery drones still face a few key obstacles. First, these are mostly being developed to deliver packages to customers living in properties with suitable, unobstructed areas where a drone can perform a delivery which immediately filters out potential customers living in properties ill-suited for it, such as apartment buildings. Secondly, delivery drones are battery-powered which is a limiting factor when it comes to range, though it is in the interest of companies working on the technology to make it as accessible as possible. This dissertation conceptualizes and implements an in-depth simulator of networks of multipurpose docking stations for delivery drones that can both recharge their batteries (extending the range) and serve as pick-up points. This way, customers who do not live in properties suitable for conventional drone delivery can still benefit from it. The implementation developed returned data supporting the introduction of a network like this and measured its performance in several ways. Though there are limitations to what can be extracted from a simulation as opposed to real-world testing, it is believed that some of the results obtained present enough quality to act as general guidelines for future real-world implementations. Furthermore, the introduction of the pick-up point functionality proved to be extremely beneficial to the network by outperforming an identically structured network unequipped with the same extra functionality.}
{pt=rede, drones de entrega, estações de carga, polivalentes, pontos de recolha, en=network, delivery drones, docking stations, multipurpose, pick-up points}

Julho 4, 2019, 9:30

Orientação

ORIENTADOR

Joana Serra da Luz Mendonça

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar