Dissertação

{pt_PT=Analysis of a new container terminal at the port of Leixões using a simulation approach} {} EVALUATED

{pt=O Porto de Leixões possui actualmente dois terminais de contentores distintos, que operam próximo da sua capacidade nominal. E, apesar de terem ocorrido diversos investimentos de forma a minimizar os efeitos das reduzidas capacidades dos terminais, maximizando a produtividade, a necessidade de possuir um novo terminal é crítica. Esta necessidade torna-se ainda mais relevante, considerando o projecto europeu dos corredores de mercadorias da UE, que prevê um aumento da mercadoria movimentada desde o interior para o litoral. A presente dissertação pretende fazer o estudo desse mesmo terminal, começando, para tal, pelo pré-dimensionamento do novo terminal, que deverá ser localizado no actual terminal ro-ro, implicando, ainda, uma redução considerável do Porto de Pesca, com os devidos acessos por via rodoviária e ferroviária, bem como uma CFS. Segue-se a simulação do mesmo, utilizando o software Arena, a fim de determinar os fluxos de carga e equipamento, sendo o objectivo último a validação de que o terminal é capaz de movimentar 600,000 TEU, mantendo, no entanto, valores razoáveis de utilização de infra e superstrutura, bem como de equipamentos utilizados. Mais se acrescenta que, a validação do uso de equações para pré-dimensionamento e possíveis gargalos ao longo do terminal também serão estudados. Por fim, de forma a avaliar a flexibilidade do Terminal, dois cenários adicionais foram criados, com chegadas de navios diferentes. Ficou provado que, perante algumas condições, o novo Terminal terá capacidade para movimentar 600,000 TEU com taxas de utilização aceitáveis., en=The Port of Leixões currently possesses two container terminals, operating close to its design capacity and although investments of time and money have been made to optimize, as far as possible, the throughput, a new terminal is dire, due to the predictable high degree of cargo handling increase, due to the European Corridors project of the EU, moving more cargo from the countryside to the Port of Leixões. The aim of this thesis is to make the pre-dimensioning of the new Terminal, located at the current location of the ro-ro terminal, implying, in addition, a significant reduction of the fishing port facilities, with the appropriate accesses of road and rail, as well as, a Container Freight Station (CFS). The terminal is to be simulated, using the commercial software ARENA, to study the flows of cargo and equipment along the terminal. The ultimate goal is to create a terminal capable of moving 600,000 TEU, while maintaining moderate utilization rates of the Infrastructure, Superstructure and Equipment, and validate the equations used for the pre-dimensioning, as well as, to determine the possible bottlenecks, that might arise from the simulations. To evaluate the performance of the terminal, two additional scenarios, in addition to the proposed one, were studied, such as to study different parametric arrivals of ships, giving more insight on the behaviour of the terminal under distinct circumstances. It was concluded that the terminal, under certain circumstances, is able to move the 600,000 TEU with reasonable values of utilization levels.}
{pt=Dimensionamento de Terminal de Contentores, Simulação de Eventos Discretos, Arena, en=Container Terminal dimensioning, Discrete-event Simulation, Arena}

Julho 17, 2017, 15:0

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Pancada Guedes Soares

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar