Dissertação

{pt_PT=Feasibility of an Intermodal Transport Solution Towards Northern Europe using Portuguese Ports} {} EVALUATED

{pt=A localização geográfica de Portugal e dos respectivos portos de Lisboa e Sines na Costa Atlântica implicam potencial estratégico para o comércio marítimo e terrestre como porta de entrada para a Europa. A evolução da infra-estrutura ferroviária foi negligenciada no último meio século. O programa de desenvolvimento da comissão europeia visa uma renovação no sector. Os desenvolvimentos relacionados com Portugal devem fazer com que os seus portos regionais façam parte do corredor unificado do trilho atlântico, que é um ramo do maior programa de rede ferroviária unificada e padronizada europeia com expectativa de conclusão até o ano 2030. O estudo teve como objectivo desenvolver uma análise de a viabilidade competitiva do transporte de mercadorias através do transporte intermodal através dos portos portugueses e para o interior da Alemanha, em oposição ao transporte de mercadorias directamente para os portos do norte da Europa, dos portos Sul Africanos, dos portos da costa leste da América do Sul e do porto Norte-Americano de Newark. Os objectivos seriam demonstrar o custo por unidade contentor por rota prospectiva pela combinação de viagens marítimas e ferroviárias. O estudo, além disso, visa analisar o efeito das emissões ao longo das rotas intermodais combinadas e o tempo total esperado para cada embarque ser entregue ao interior alemão. O estudo também leva em consideração o status dos requisitos de desenvolvimento de infra-estrutura ferroviária a serem feitos para atender a uniformização e conclusão da rede e investimentos estimados para as respectivas secções., en=The geographic location of Portugal and the respective ports of Lisbon and Sines on the Atlantic Coast imply strategic potential for maritime and terrestrial commerce as a gateway to Europe. The developments in rail infrastructure has been neglected in the past half century. The European commission development program aims at a revival in the sector. The developments related to Portugal is to have its regional ports be part of the unified Atlantic Rail Corridor which is a branch of the greater European unified and standardised rail network program with expectation of completion by the year 2030. The study aimed at developing an analysis of the competitive feasibility of transporting goods by intermodal transportation through Portuguese ports and onward to the German Hinterland as opposed to the transportation of goods directly to the Northern European ports from South African Ports, South American East coast ports and the North American Port of Newark. The goals would be to demonstrate the cost per containerised unit in TEU per prospective route by the combination of maritime and rail travel. The study additionally aims to analyse the effect of emissions along the combined intermodal routes and the overall time expected for each shipment to be delivered to the German hinterland. The study Also takes into consideration the status of rail infrastructure developments requirements to be made to meet uniformization and network completion and estimated investments for the respective sections}
{pt=Transporte intermodal, Transporte marítimo, Logística, Transporte ferroviário, Custos de frete, Emissões de gases com efeito de estufa, en=Intermodal transport, Maritime transport, Logistics, Rail transport, Freight costs, Greenhouse gases emissions}

novembro 17, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar