Dissertação

{pt_PT=Assessment of the CNOSSOS-EU model for road traffic noise prediction} {} EVALUATED

{pt=A existência de vários modelos de previsão de ruído, cada qual com as suas características, conduziu a um problema, a comparação dos seus resultados. É este problema que o CNOSSOS-EU aborda de forma significativa, uma vez que vem definir um método comum. Esta dissertação tem como objetivo aferir se o CNOSSOS-EU é melhor que os modelos já existentes, comummente usados, ou se o seu principal atributo é estabelecer-se como um método comum de avaliação legalmente definido pela Comissão Europeia a ser utilizado por todos os Estados Membros da UE. Essa aferição será baseada numa comparação teórica dos modelos e respectivos resultados, juntamente com uma comparação de várias simulações e com medições acústicas reais realizadas em cenários urbanos. A programação completa em MATLAB dos modelos, NMPB-1996, CNOSSOS-EU e NMPB-2008 foi, portanto, desenvolvido e implementado pelo autor. O resultado das várias comparações feitas permitem concluir que o modelo CNOSSOS-EU não apresenta uma melhoria considerável em relação aos outros modelos existentes considerados, apesar dos resultados obtidos poderem ser mais precisos em relação à realidade, o que, no entanto, ainda não está claro pois a comparação entre os níveis de ruído calculados pelo modelo CNOSSOS-EU e os níveis de ruído medidos não é conclusiva. A implementação do modelo CNOSSOS-EU é ainda assim essencial e é justificada para que todos os estados membros da UE tenham disponível um modelo comum oficial permitindo assim a criação de um banco de dados comparáveis e o desenvolvimento de uma política europeia de ruído mais estruturada e consistente., en=The existence of various noise prediction models, each with its features, led to a problem, namely the comparison between their predicted results. It is this problem that CNOSSOS-EU addresses significantly, since a common method is set. This dissertation aims to assess to what extent the CNOSSOS-EU model differs from the existing, commonly used, models and if the predicted noise levels are closer to reality, or if the main attribute is to establish itself as a common evaluation method legally defined by the European Commission to be used by all EU Member States. This assessment is based on a theoretical comparison of models and their outcomes, together with a comparison of several simulations and with real acoustic measurements undertaken in urban scenarios. A complete programming in MATLAB of the NMPB-1996, NMPB-2008 and CNOSSOS-EU models was therefore developed and implemented by the author. The outcome of the several comparisons done allow concluding that the CNOSSOS-EU model does not present a considerable improvement relative to the other existing models considered, despite the results obtained may be more accurate compared to reality, which is, however, yet unclear because the comparison between CNOSSOS-EU model predicted noise levels and the measured noise levels is not conclusive. CNOSSOS-EU implementation is still essential and it is justified in order for all EU member states to be provided with an official common model thus allowing the creation of a comparable database and the development of a more structured and consistent European noise policy.}
{pt=CNOSSOS-EU, Previsão de ruído, Ruído Rodoviário; Modelos, Avaliação, en=CNOSSOS-EU, Noise prediction, Road traffic noise, Models, Assessment}

Julho 19, 2016, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Diogo Gonçalo Franco Falcão Osório de Alarcão

Centro de Análise e Processamento de Sinais (CAPS)