Dissertação
{en_GB=Structural Viability Study for Spoiler Production with Resin Transfer Molding Technology} {} EVALUATED
{pt=Nas últimas décadas, os compósitos têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante no setor aeronáutico. Diversas tecnologias foram desenvolvidas para a fabricação de compósitos de alto desempenho, sendo que a laminação manual com prepreg tem sido até hoje a mais utilizada devido ao seu elevado grau de fiabilidade. No entanto, a tecnologia de Resin Transfer Molding (RTM) é provavelmente a tecnologia de fabricação de compósitos com maior potencial para aplicações futuras e isto tem levado vários fabricantes a repensar as suas linhas de produção de modo a poderem implementar esta tecnologia altamente vantajosa. Nesta tese foi desenvolvido um estudo para avaliar a viabilidade do ponto de vista estrutural de implementar a tecnologia de RTM na produção de um modelo de spoiler de uma aeronave, cujo atual método de fabrico é a tecnologia de laminação manual. O estudo de viabilidade teve em consideração aspetos do ponto de vista produtivo, funcional e financeiro de modo a avaliar as vantagens e desvantagens de implementar tecnologia de RTM. Numa fase final do projeto, foi levado a cabo um estudo para avaliar a viabilidade estrutural de implementar a tecnologia de RTM na produção do conjunto de dobradiças do spoiler, de modo a substituir as dobradiças de alumínio atualmente utilizadas., en=In the past decades, the composite materials have been playing an increasingly important role in the aeronautic field. Multiple technologies have been developed for the fabrication high performance composite components, being the hand layup one of the most trusted and utilized technologies at the moment. However, Resin Transfer Molding (RTM) is probably the composite fabrication technology with most perspectives to the future at the moment, which has led several companies to rethink their production line in order to implement this advantageous technology. This thesis presents a study realized in order to assess the structural viability of implementing the RTM technology in an aircraft spoiler model production, which is currently produced with hand layup technology. The viability study took into account some production, functional and financial aspects in order to assess the advantages and disadvantages of implementing the RTM technology. In a final stage of the project, a study was carried to assess the structural viability of implementing the RTM technology to produce the spoiler set of hinges in order to substitute the actual aluminum hinges.}
dezembro 6, 2022, 10:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Nuno Miguel Rosa Pereira Silvestre
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Catedrático