Dissertação

{en_GB=On the aerodynamics performance of MotoGP Wings} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação analisou o desempenho aerodinâmico das asas utilizadas nos protótipos do MotoGP. De forma a permitir a correta determinação das características aerodinâmicas das asas e do campo de escoamento, procedeu-se à resolução das equações de Navier-Stokes em média de Reynolds com a versão SST do modelo κ − ω e com o modelo de transição γ − Reθ no software comercial Starccm+. Numa primeira fase foram analisadas as características aerodinâmicas de um perfil simétrico, NACA0012, tendo-se verificado uma elevada dependência dos resultados numéricos com o modelo de transição escolhido. Numa segunda fase, procedeu-se a uma análise dinâmica por forma a estudar a possível influência de acelerações e desacelerações dos protótipos do MotoGP nas características aerodinâmicas do perfil escolhido. Os resultados das análises efectuadas foram similares aos resultados obtidos por via de soluções estacionárias, podendo então concluir-se que o problema pode ser analisado como uma combinação de casos estacionários. Por fim, foram analisadas várias configurações de asas dos protótipos de MotoGP, com o perfil NACA23015. Foi possível concluir que, devido ao reduzido alongamento das asas, os efeitos tridimensionais são determinantes nas suas características aerodinâmicas., en=This dissertation aims to investigate the aerodynamic performance of the MotoGP wings. In order to determine the flow field and aerodynamic characteristics of these wings, the Reynolds Averaged Navier-Stokes equations were solved with SST version of the κ − ω turbulence model and the transition model γ − Reθ, supported by the commercial software Starccm+. Firstly, through the analysis of a symmetric airfoil, NACA0012, it was possible to observe a high dependence of the transition models on the numerical solutions. Secondly, the dynamic analysis was performed to estimate the possible influence of the MotoGP prototypes accelerations and decelerations in the airfoil aerodynamic characteristics. The deviation of the numerical results from the dynamic analysis was considered negligible, the reason why a quasi-steady approach is sufficient. Finally, three-dimensional analyses of different MotoGP wings configurations were performed with the NACA23015. From the numerical results, it was concluded that the three-dimensional effects highly influence the finite wings aerodynamic characteristics. }
{pt=CFD, MotoGP Wings, RANS, modelo de trânsição γ − Reθ, Asas Fechadas, en=CFD, MotoGP Wings, RANS, γ − Reθ transition model, Closed Wings}

novembro 26, 2019, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Rego da Cunha de Eça

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Manuel Da Silva Chaves Ribeiro Pereira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar