Dissertação

{pt_PT=Short distance ferries fleet energetic characterization and analysis of solutions to improve efficiency} {} APPROVED

{pt=Os objetivos deste estudo foram os de estimar o impacto dos parâmetros que impliquem diferenças no consumo energético entre viagens e de detalhar o perfil operacional, para acima de tudo, assistir a empresa no planeamento de modificações ao serviço (ou aos ferries) de acordo com a redução do impacto de cada parâmetro que essas mesmas modificações poderiam trazer. A International Maritime Organization (IMO) e outros veem essa redução de consumos como uma oportunidade de reduzir a emissão de poluentes e providenciam por isso diretrizes para o efeito. As limitações dos métodos sugeridos, a variedade de frotas, serviços, recursos e condições meteorológicas, geram a necessidade de desenvolver métodos adequados a frotas atualmente em serviço, dado também o particular sistema propulsivo com duas unidades azimutais à vante e à ré destes ferries, em conjunto com o seu perfil operacional. A motivação foi encontrar/desenvolver métodos mais adequados para cada fase do processo de aumento da eficiência energética, através do uso de quantidades mínimas de dados necessários para obter comparações significativas entre a performance de viagens, detalhando diferentes níveis de precisão, enquanto se identificam as alterações que são prioritárias, em conjunto com representações visuais dos resultados, úteis para facilmente transmitir a todo o pessoal envolvido na gestão da frota ou à tripulação e mestres. Começando por validar as aproximações empregues, quando possível, com as correlações obtidas da análise cinética, foi criada uma detalhada análise estatística da performance, nomeadamente para frotas nos primeiros passos de redução do consumo energético e com viagens consecutivas e curtas., en=The objectives of this study were to estimate the relative impact of all parameters that imply differences in the journeys fuel consumption and to detail the operational profile. This assists future changes (solutions) to the service (or the ferries) to be planned, according to the predicted reduction of the parameters impact that such changes would bring. The International Maritime Organization (IMO) and others provide guidelines for efficiency enhancement, as this implies a reduction of pollutants emission for most vessels. The limitations of the suggested paths for fleet owners to follow, the variety of vessels/services, environmental conditions and available resources, raises the need for alternative practical guidelines, addressing currently operating fleets. Appropriate methodologies had to be developed given also the stern and bow azimuth thruster vessel arrangement, along with the operational aspects and journeys particularities. The motivation was to find/develop the most adequate methods for fleet owners according to which stage of the efficiency enhancement process they find themselves. By progressively using minimal amounts of data to achieve meaningful comparisons between journeys performances, progressively more evidence of what are the bottlenecks has been found, along with visual explanations of such analysis to be easily shown to any member involved in the fleet managing personal or the crew and masters. Starting by validating assumptions employed, when possible, with the standardized correlations that predict the vessel kinetics, a detailed methodology for statistical analysis of data was here proposed, namely for fleets with consecutive short journeys and in the first stages of efficiency enhancement. }
{pt=Ferry, Eficiência energética, Dados da frota, Propulsores azimutais, Análise estatística, Hidrodinâmica de navios, en=Ferry, Energetic efficiency, Fleet data, Azimuth thruster, Statistical analysis, Ship hydrodynamics}

Orientação

ORIENTADOR

Roberto Vettor

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

António Luís Nobre Moreira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado