Dissertação

{pt_PT=Planning maintenance in bus operating companies - CARRIS case study} {} EVALUATED

{pt=À medida que a densidade populacional nas áreas urbanas aumentou, a mobilidade e as emissões de gases tornaram-se uma preocupação real. Uma maneira de resolver esse problema é investir no transporte público, como sistemas de autocarros. Em Lisboa, para melhorar a qualidade da oferta e tornar o serviço de autocarros uma solução cada vez mais fiável, a empresa de autocarros CARRIS depende dos serviços de manutenção prestados pelo departamento de manutenção. Assim, a minimização dos custos totais de manutenção preventiva é um dos principais objetivos da empresa de autocarros CARRIS. A dissertação apresenta um modelo original de programação linear inteira mista que é implementado no software FICO Xpress. O modelo foi validado com um exemplo ilustrativo de pequena escala. Como solução, este modelo matemático fornece um planejamento técnico otimizado, que reduz o custo da manutenção preventiva, aumenta a disponibilidade dos autocarros para o serviço e aumenta a produtividade da equipe de manutenção. A análise demonstra que a otimização pode economizar cerca de 16% no custo da equipe de manutenção preventiva em comparação com o plano da empresa. Foi realizada uma análise de sensibilidade, que indica que as restrições associadas à equipa de manutenção condicionam as restrições relacionadas com o espaço de manutenção. Outra análise de sensibilidade relacionada com o custo de indisponibilidade também foi estudada e discutida. O planejamento técnico otimizado permite ao tomador de decisão planejar e programar as atividades de manutenção preventiva de forma mais direta e eficiente, podendo assim antecipar e estar preparado para possíveis contingências., en=As the population density in urban areas increased, mobility and gas emissions have become a real concern. One way to address this problem is to invest in public transportation, like bus systems. In Lisbon, to improve the quality of the offer and make the bus service an increasingly reliable solution, the CARRIS bus company depends on the maintenance services provided by the maintenance department. Thus, the minimization of total preventive maintenance costs is one of the primary objectives of the CARRIS bus operating company. This dissertation presents an original mixed-integer linear programming model that is implemented in FICO Xpress software. The model was validated with a small-scale illustrative example. As a solution, this mathematical model provides optimal technical planning, which reduces the cost of preventive maintenance, increases the availability of buses for the service and additionally increases the productivity of the maintenance crew. The analysis shows that the optimization approach can save around 16% on preventive maintenance crew cost compared with the company plan. A sensitivity analysis was also performed, indicating that the constraints associated with the maintenance crew condition the constraints related to the maintenance yard. Another sensitivity analysis related to the unavailability cost was also studied and discussed. The optimal technical planning allows the decision maker to be able to plan and schedule preventive maintenance activities more directly and efficiently, and thus, being able to anticipate and be prepared for possible contingencies.}
{pt=Autocarro, Manutenção, Planeamento de manutenção, Calendarização da manutenção, Otimização, Programação linear inteira mista, en=Bus transit, Maintenance, Maintenance Planning, Maintenance Scheduling, Optimization, Mixed integer linear programming}

Junho 20, 2018, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Ramos Andrade

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar