Dissertação

{pt_PT=Avaliação da influência do declive e variáveis dinâmicas no consumo de energia e emissões de veículos ligeiros} {} EVALUATED

{pt=O transporte rodoviário é responsável por uma quota considerável das emissões de poluentes, portanto importa estudar a influência do declive da estrada e o efeito de aumentos nas variáveis dinâmicas no consumo de energia e nas emissões de poluentes para os diferentes contextos de condução. Desta forma, foi monitorizado em condições reais de circulação um veículo ligeiro de passageiros movido a gasóleo (EURO 6). Com os dados recolhidos caracterizou-se o veículo, a sua caracterização, bem como a quantificação dos impactos energéticos e ambientais foi feita recorrendo à metodologia VSP. Além disso, utilizando os dados dos ensaios realizados foi desenvolvida e validada uma ferramenta que diferencia os diferentes contextos de condução de um lote de dados. Com esta ferramenta foram desenvolvidas duas metodologias que foram aplicadas aos dados recolhidos na caracterização do veículo e a outros. Os resultados da análise da influência do declive da estrada demostram que em todos os contextos e modos as variáveis mais sensíveis foram as emissões de NO_x, variando de 11.3 a 553%, e o par combustível/CO_2,, de 19.9 a 242%. As variáveis mais sensíveis à diminuição dos declives negativos foram o par combustível/CO_2, variando de -52.4 a -14.4%. Aumentos nas acelerações médias positivas resultam em aumentos no consumo e nas emissões. Para contexto urbano e extra-urbano aumentos na velocidade média não resultaram em aumentos nas emissões. Em auto-estrada, só nas velocidades mais altas se verificaram aumentos no consumo e nas emissões. As conclusões para o VSP médio positivo foram semelhantes às para a velocidade média. , en=Road transport is responsible for a considerable amount of pollutants emissions, so it is important to study the influence of road grade and the effect of increases in dynamic variables on energy consumption and pollutants emissions for the different driving contexts. In this way, a diesel-powered light duty vehicle (EURO 6) was monitored under real driving conditions. With the data collected the vehicle was characterized, its characterization, as well as the quantification of the energetic and environmental impacts was done using the VSP methodology. In addition, using the data from the experiments, a tool differentiates the different driving contexts of a batch of data was developed and validated. With this tool two methodologies were developed that were applied to the data collected in the characterization of the vehicle and others. The results of the analysis of the influence of the road grade show that in all contexts and modes the most sensitive variables were the emissions of NO_x, ranging from 11.3 to 553%, and the fuel / CO_2 pair, from 19.9 to 242%. The most sensitive variables to the decrease of the negative slopes were the fuel / CO_2 pair, varying from -52.4 to -14.4%. Increases in mean positive acceleration result in increases in consumption and emissions. For urban and extra-urban context increases in average speed did not result in increases in emissions. On the motorway, only at the highest speeds did emissions increase. The conclusions for the mean positive VSP were like those for the average speed. }
{pt=condições reais de condução, EURO 6, consumo de energia, emissão de poluentes, declive da estrada, variáveis dinâmicas., en=real conditions, EURO 6, energy consumption, emission of pollutants, road grade, dynamic variables.}

Novembro 15, 2017, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Colaborador Docente

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte

IN+

Especialista