Dissertação

{pt_PT=Optimization of maintenance actions in train operating companies - Fertagus case study} {} EVALUATED

{pt=Atualmente, o transporte eficiente em toda a Europa e no mundo tornou-se-se um pré-requisito tanto para viagens de passageiros como de mercadorias. O transporte ferroviário ainda tem de melhorar na UE, a fim de ganhar quotas de mercado ao transporte rodoviário e marítimo no futuro, mas já é um meio importante de transporte em toda a Europa. Na área metropolitana de Lisboa, a Fertagus foi a primeira companhia ferroviária privada. Esta empresa ferroviária opera uma linha entre Roma-Areeiro e Setúbal e tem as suas próprias oficinas de manutenção. Assim, otimizar os custos de manutenção é um dos principais objetivos da Fertagus. Este trabalho apresenta um modelo matemático (que é um modelo de programação linear inteira mista) que foi implementado no software FICO Xpress. O modelo foi validado e ilustrado com um exemplo de pequena escala. Este modelo matemático oferece um melhor planeamento como resultado e reduz o custo da manutenção preventiva. Dados reais foram recolhidos durante as reuniões nas oficinas de manutenção da Fertagus e são utilizados neste trabalho para obter os custos mínimos possíveis para a manutenção preventiva. Algumas análises de sensibilidade são realizadas em alguns parâmetros do modelo matemático., en=Nowadays, efficient transport throughout Europe and the world has become a prerequisite for both freight and passenger travels. Railway transport still has to improve in EU in order to win market share from roads and sea in the future, but it is already an important mean of transport all over Europe. In Lisbon metropolitan area, Fertagus was the first private train operating company. This train operating company is running a line between Roma-Areeiro and Setubal and has its own maintenance yard. Therefore, optimizing maintenance costs is one of the main objectives of Fertagus train operating company. This work presents a mathematical model (which is a mixed integer linear programming model) that was implemented in FICO Xpress software. The model was validated and illustrated with a small-scale example. This mathematical model gives optimal technical planning as an output which reduces the cost of preventive maintenance. Real data was collected during meetings at Fertagus maintenance yard and is used in this work to obtain the minimal costs possible for preventive maintenance. Some sensitivity analysis is performed on some parameters of the mathematical model.}
{pt=Otimização de manutenção, Operadores ferroviários, Programação linear inteira-mista, en=Maintenance optimization, Train operating companies, Mixed Integer Linear Programming.}

junho 14, 2017, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Cristina Marta Castilho Pereira Santos Gomes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

António Ramos Andrade

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar