Dissertação

{en_GB=Project of an electrically assisted bicycle adapted to the urban mobility} {} EVALUATED

{pt=O presente trabalho tem como objetivo estudar e criar uma solução para ser usada como meio de transporte em ambientes urbanos. A solução passa por projetar e construir uma bicicleta assistida eletricamente, adaptada e direcionada para ser usada em torno do conceito de “Last mile”. Foi feito um estudo para perceber a legislação em torno do conceito, para assim compreender as várias classificações que lhe podem ser atribuídas e quais as limitações no que diz respeito à lei. Foi feita uma análise de mercado, a qual mostrou que a venda de bicicletas elétricas tem aumentado bastante nos últimos anos. Os componentes que compõem bicicletas foram analisados e comparados, desta forma podemos fazer uma escolha correta e pensada dos componentes a utilizar no projeto. Uma vez que o mercado apresenta já bastantes soluções em volta deste conceito, foi feita uma análise de várias alternativas e consideradas as suas vantagens e desvantagens. Foram estabelecidos vários requisitos para o projeto, os quais constituem os pontos de maior importância para um veículo com este tipo de aplicação. Devido a constrangimentos do projeto, como o orçamento disponível, tempo, acesso a materiais e métodos de construção entre outros, foram projetados dois designs. Um criado de raiz, concebido tendo em conta os requisitos do projeto. O segundo design destinado a construir um protótipo totalmente operacional. Ambos os modelos foram analisados à estática e frequência usando o método de elementos finitos. Para cada um dos designs foi feita também uma escolha de componentes e uma análise de custos. , en=The present work intends to study and create a solution to be used as a means of transportation adapted to the metropolis environment. It lies in projecting and building a prototype of an electrically assisted power cycle, thought to be used around the "Last mile" concept. A survey was made to perceive the legislation that concerns the concept, this was to understand the several different classifications that it can have and the constraints regarding the law. The market was also researched, showing that e-bike sales have experienced a massive growth in sales recently. The components of electrical bicycles were studied and compared, this way we could do a correct and wise choice of components to be used in the project. It was also made a study regarding some of the market available models, considering its vantages and disadvantages. Some requirements were established, these constitute the points with major importance concerning a vehicle for this specific range applications. Due to project constraints as time, capital available, access to building methods and materials, it were developed two different models. One conceived from scratch, and design taking in consideration the requirements established for the project. The second design was intended to be build, creating a fully working prototype. Both models were structurally validated using the finite element method with a static and frequency analysis. For each of the models was also chosen the best component configuration, and made a cost analysis.}
{pt=Bicicleta assistida eletricamente, ambientes urbanos, protótipo, "Last mile"., en=Electrically assisted power cycle, metropolis environment, prototype, last mile.}

novembro 30, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Alberto Gonçalves de Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

João Manuel Pereira Dias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar