Dissertação

{pt_PT=Assessing the potential of electric vehicles for commutes in Portugal} {} EVALUATED

{pt=Tendo em conta que o sector dos transportes é um dos mais poluentes e consumidor de energia, este trabalho foca-se na avaliação do uso de veículos eléctricos para movimentos pendulares, estimando o consumo de energia associado. Foram considerados três cenários diferentes: o uso de novos carros convencionais (base), uma mudança parcial da frota para BEVs com baterias de 24ºkWh considerando carregamento em casa (cenário 1) e considerando uma combinação de carregamento em casa e no trabalho (Cenário 2). Avaliando 18 municípios portugueses, foi estimado que podem ser alcançadas poupanças energéticas de 37% para o cenário 1 e 52% para o cenário 2, sendo Lisboa o município que mais beneficia da mudança para mobilidade eléctrica alcançando poupanças de 48% (cenário 1) e 56% (cenário 2). Se forem considerados BEVs com 60ºkWh de bateria, a poupança energética aumentará para 55% do total de energia do cenário base e 99,9% dos viajantes diários de movimentos pendulares poderiam usar BEVs. Para além disso, os municípios onde os BEVs deveriam ser introduzidos foram identificados de modo a maximizar a poupança de energia se apenas uma fracção dos BEVs pudesse ser substituída. Com uma substituição de 10% dos veículos por BEVs poder-se-ia alcançar valores de 6.9% (cenário 1) e 12.1% (cenário 2) de poupança energética. Finalmente, a avaliação dos diferentes cenários permite analisar as necessidades de carregamento locais, com potenciais impactos na definição de politicas locais. , en=Considering that the transportation sector is one of the most polluting and energy consuming sectors, this work focusses on assessing the potential use of electric vehicles for commuting by estimating energy consumption. Three different scenarios were considered: the use of new conventional cars (baseline), a partial shift in the fleet to BEVs with batteries of 24 kWh considering only at home recharging (Scenario 1) and considering combined at home and at work recharging (Scenario 2). When analysing 18 Portuguese municipalities, energy savings of up to 37% for scenario 1 and 52% for scenario 2 could be obtained when compared to the baseline scenario, with Lisboa being the municipality which benefits the most from the shift to electric mobility reaching savings of 48% (Scenario1) and 56% (Scenario2). If BEVs with 60ºkWh battery are considered, energy savings would increase to 55% of the total baseline scenario energy demand and 99.9% of daily commuters could use a BEV. Furthermore, the municipalities where BEVs should be deployed were identified, in order to maximize energy savings, if only a fraction of BEVs could be replaced. The replacement of 10% of the vehicles that could be BEVs could lead to savings of 6.9% (Scenario1) and 12.1% (Scenario). Finally, assessing the different scenarios enables a comprehensive analysis of charging needs locally, with potential impacts in the definition of local policies.}
{pt=padrões de movimentos pendulares, veículos eléctricos, poupanças energéticas, alcance do EV, en=commuting patterns, battery electric vehicles, energy savings, EV range}

outubro 25, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Colaborador Não Remunerado Docente

ORIENTADOR

André Alves Pina

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Colaborador Não Remunerado Docente