Dissertação

{en_GB=Optimization of RNAV Departure Trajectories withy Respect to Environmental Criteria} {} EVALUATED

{pt=Nos últimos anos, o tráfego aéreo tem visto um crescimento exponencial, resultado da crescente procura por transporte aéreo. Este aumento tem levado ao levantamento de questões ambientais focados em manter a aviação sustentável, sendo o ruído ligado à aviação um dos problemas mais importantes actualmente. Em resposta a estas questões, reguladores de aviação têm imposto novas regras e certificações para evitar que os níveis de ruído atinjam certos níveis, considerados indesejáveis já que podem levar a problemas de saúde. Paralelamente, e relacionado com esta crescente procura, o Aeroporto Humberto Delgado de Lisboa prevê um crescimento de tráfego maior do que consegue suportar actualmente. Em resposta a esta preocupação, a solução proposta e em fase de desenvolvimento consiste na utilização da Base Aérea Nº 6 do Montijo - actualmente uma base militar - como aeródromo auxiliar de forma a expandir a capacidade do aeroporto de Lisboa. Assim sendo, nesta dissertação, procedimentos de saída focados em minimização do impacto do ruído foram definidos para este aeródromo, como um estudo de cariz académico da componente de ruído deste projecto em desenvolvimento. Para este objectivo, um modelo de ruído detalhado foi desenvolvido, capaz de modelar qualquer trajectória desejada e de calcular os níveis de ruído a que as comunidades são sujeitas devido a essa trajectória e o seu impacto nas mesmas. Posto isto, Procedimentos de Redução de Ruído (Noise Abatement Procedures) foram estudados e aplicados neste aeródromo, seguidos de uma comparação entre cada um destes procedimentos em termos do impacto nas comunidades., en=In recent years, air traffic has shown an exponential growth, a result of the increasing demand for air transportation. This growth has led to environmental concerns regarding keeping air transportation sustainable, with aviation noise at the forefront of these concerns. To answer these concerns, aviation regulators have imposed new rules and certifications to make sure that noise levels do not overstep safety thresholds, as that would be hazardous to public health. In parallel, and also as a consequence of the increasing demand for air transportation, Lisbon's main airport, Humberto Delgado, is expected to experience higher demand than it can currently deal with. One solution that is currently being explored in order to tackle this issue is the use of Air Base No. 6 of Montijo - currently a military air base - as an auxiliary aerodrome as a way to add to Humberto Delgado airport's maximum capacity. With all of this in mind, in this dissertation, departure trajectories were designed for Montijo’s Air Base with emphasis on Noise Abatement, as an academic study of the noise section of this on-going project. For this purpose a detailed noise model was developed, capable of modelling any desired trajectory and calculating the noise levels it creates for nearby communities. Furthermore, an analysis was made to assess the impact noise has on those communities. After a thorough research on common Noise Abatement Procedures, some of these were applied and compared between themselves based on that criteria.}
{pt=Ruído Aeronáutico, Procedimentos de Redução de Ruído, Montijo (LPMT), Portela+1, en=Aviation Noise, Noise Abatement Procedures, Montijo (LPMT), Portela+1}

Novembro 18, 2016, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

João Manuel Gonçalves de Sousa Oliveira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar