Dissertação

{pt_PT=Avaliação energética de medidas de eco-condução e de racionalização energética de frota de pesados de mercadorias} {} EVALUATED

{pt=Neste trabalho foram estimados os impactes energéticos e ambientais resultantes da implementação de medidas de eco-condução, de gestão de frota e da introdução de tecnologias alternativas. Para isso, foi implementado um procedimento experimental e metodologia de análise de dados para caracterizar o perfil de consumo das viaturas com base em medições em ambiente real de funcionamento. Foi também desenvolvida uma ferramenta que simula o efeito da eco-condução e a alocação de viaturas a serviços, de forma a avaliar os impactes da introdução das medidas individualmente e em conjunto. Estas metodologias foram calibradas e validadas comparando as estimativas resultantes das ferramentas desenvolvidas com consumos reais, resultando num desvio médio de 4,9% para 19 viagens das viaturas a gasóleo. Concluiu-se que a eco-condução apresenta um potencial de redução de consumo de 3,1%, com um aumento do tempo de viagem de 0,3%. A alocação de viaturas contribuiu para uma redução de consumo de 2,3%, com um aumento do tempo de 0,1%. Quando combinadas, estas medidas resultam numa poupança de consumo de 5,6%. Foi igualmente avaliado o desempenho do gás natural como combustível alternativo, mostrando ser uma opção viável, emitindo menos CO2 (-10,4%), CO (-21,8%), NOx (-59,5%) e PM (-97,8%) que uma viatura a gasóleo, apesar de evidenciar aumento das emissões de HC (+75,0%). Desta forma, verifica-se que a introdução destas soluções possui um elevado potencial para tornar mais eficiente a operação da frota, sendo as ferramentas desenvolvidas neste trabalho importantes instrumentos de auxilio., en=Energy and environmental impacts resulting from eco-driving, fleet management and alternative technologies were estimated in this work. An experimental procedure and data processing method were implemented to characterize the fuel consumption profiles of heavy-duty vehicles, based in real-world driving conditions. A tool was developed to simulate the effect of eco-driving and vehicle allocation, evaluating the individual and combined impacts of those measures. This methodology was calibrated and validated by comparing estimates yielded by the developed numerical tools with real measurements, resulting in a deviation of 4,9% for the 19 trips measured with diesel vehicles. Eco-driving has a potential to reduce fuel consumption by 3,1%, with a trip duration increase of 0,3%. Vehicle allocation can reduce fuel consumption by 2,3% with an increase of 0,1% in trip duration. When combined, these measures provide a reduction of 5,6% in fuel consumption. Natural gas proved to be a viable option, emitting less CO2 (-10,4%), CO (-21,8%), NOx (‑59,5%) and PM (-97,8%) than a diesel vehicle, with HC emissions raising by 75,0%. The adoption of these solutions has a great potential to increase fleet fuel efficiency, with the tools developed in this dissertation providing important guidance. }
{pt=pesados de mercadorias, eco-condução, alocação de viaturas, caracterização de veículos, ambiente real de condução., en=heavy-duty vehicles, eco-driving, vehicle allocation, vehicle characterization, real-world driving conditions}

julho 1, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte

IDMEC-IST

Pos-Doc

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Colaborador Não Remunerado Docente